23.5 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  1:42
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Países do sul global instam Ucrânia a encerrar confrontos durante negociações de paz

Oficiais de nações do Sul Global teriam solicitado que a Ucrânia aceitasse encerrar os combates contra a invasão russa durante conversas informais, porém, os invasores podem continuar sua ofensiva.

Riad, Arábia Saudita, 15 de janeiro de 2024 – Fontes diplomáticas revelaram que altos funcionários de nações em desenvolvimento, coletivamente conhecidas como o Sul Global, teriam instado a Ucrânia a concordar em encerrar seus combates contra a invasão russa durante conversas informais no mês passado. Alegadamente, os oficiais citaram a necessidade de evitar mais baixas. Nada foi dito sobre o agressor para o ataque.

A reunião, que ocorreu em 16 de dezembro na capital da Arábia Saudita, Riade, reuniu altos funcionários de nações do Grupo dos Sete (G7) e do Sul Global, além de outros países. O foco do encontro foi discutir o plano de paz de 10 pontos proposto pela Ucrânia.

O objetivo principal era ajustar o que a Ucrânia chama de “a fórmula da paz” para torná-la mais realista. As fontes diplomáticas afirmam que, durante as conversas, a Ucrânia ouviu a opinião apresentada, mas afirmou que não alteraria sua posição.

Com cerca de 80 países e organizações internacionais programados para realizar uma quarta rodada de negociações do plano de paz em Davos, Suíça, no próximo domingo, observadores acreditam que o que ocorreu na reunião informal de dezembro torna ainda mais incerto se os participantes serão capazes de concordar com a proposta de paz.

A pressão internacional sobre a Ucrânia para encerrar sua defesa contra o invasor e encontrar um terreno comum com a Rússia, que anexou unilateralmente porções do país, intensifica as tensões geopolíticas e destaca os desafios enfrentados pelas partes envolvidas na busca por uma solução pacífica para o conflito.