26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Manifestantes se reúnem contra projeto de lei de influência estrangeira na Geórgia

Multidões se juntam em Tbilisi para protestar contra projeto de lei que visaria controlar organizações que recebem financiamento estrangeiro.

Tbilisi, Geórgia – 13 de maio de 2024 – Grandes multidões se reuniram na capital da Geórgia, Tbilisi, para protestar contra um projeto de lei que, segundo eles, tem como objetivo controlar organizações que recebem financiamento estrangeiro.

O projeto de lei foi apresentado pelo partido no poder. Se adotado, a legislação exigiria que organizações não governamentais e meios de comunicação que recebessem mais de 20% de seu financiamento do exterior se registrassem como agentes de influência estrangeira.

Os manifestantes afirmam que o projeto de lei é semelhante a uma lei russa que é usada pelo governo para limitar as atividades de organizações e mídia que o governo considera desfavoráveis.

Com a votação do projeto de lei esperada para acontecer em breve, dezenas de milhares de pessoas se reuniram em uma praça no centro de Tbilisi no sábado (11).

Os participantes disseram que a Geórgia livre e democrática não precisa desse tipo de projeto de lei.

Um manifestante disse que na verdade é uma lei russa que seria um obstáculo para a aspiração da Geórgia de se juntar à União Europeia, expressando esperança de que os protestos ajudem a rejeitar o projeto de lei.

Outro disse que eles precisam protestar pelo futuro deles.

A Geórgia solicitou a adesão à UE, mas o fundador do partido no poder é considerado pró Rússia.

O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse nas redes sociais: “O apelo dos cidadãos georgianos por uma sociedade democrática, aberta e pluralista deve ser ouvido.”