26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fortes erupções solares podem prejudicar comunicações e GPS

Pesquisadores de clima espacial alertam que uma série de fortes erupções solares pode causar interrupções em satélites de comunicação, GPS e rádio de ondas curtas ao redor do mundo nos próximos dias.

Tóquio, Japão – 11 de maio de 2024 – Pesquisadores de clima espacial afirmam que uma série de fortes erupções solares pode causar interrupções em satélites de comunicação, GPS e rádio de ondas curtas ao redor do mundo nos próximos dias.

Erupções solares são grandes emissões de radiação eletromagnética do Sol. Elas podem expor a Terra a massas de prótons e outras partículas carregadas.

Oficiais do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT) afirmam que erupções solares da classe mais intensa foram observadas cinco vezes entre quarta-feira e sexta-feira de manhã, no horário local.

Eles alertam que a tempestade geomagnética pode atingir a Terra já na noite de sexta-feira (10).

O diretor do Laboratório de Ambiente Espacial do NICT, Tsugawa Takuya, diz que é extremamente raro ocorrerem cinco fortes erupções solares em um período tão curto.

Ele afirma que as partículas ejetadas são pouco prováveis de afetar a saúde humana, mas adverte que dados de localização GPS e algumas comunicações de rádio podem ser interrompidos nos próximos dias.