27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia continua ataques na região de Kharkiv, na Ucrânia

Ofensiva russa persiste após cruzamento da fronteira na sexta-feira, enquanto residentes buscam segurança em meio aos ataques.

Kharkiv, Ucrânia – 13 de maio de 2024 – As forças russas continuam seus ataques na região oriental de Kharkiv, na Ucrânia, após cruzarem a fronteira na sexta-feira (10).

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou em uma postagem nas redes sociais no sábado (11), que operações defensivas estavam em andamento em sete aldeias no norte de Kharkiv.

O governador da região afirmou no domingo que duas pessoas morreram na cidade de Vovchansk e em outras áreas como resultado dos ataques russos.

Um vídeo filmado em Vovchansk no sábado mostra muitos prédios danificados, com chamas e fumaça surgindo de alguns deles.

Um policial local afirmou que as forças russas estavam atacando continuamente a cidade.

Muitos moradores estão evacuando o norte de Kharkiv. Um vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia parece mostrar idosos e outras pessoas sendo evacuadas em veículos de emergência.

A região russa ocidental de Belgorod faz fronteira com o norte de Kharkiv. Seu governador afirmou nas redes sociais no sábado que o exército ucraniano havia desencadeado um intenso bombardeio em Belgorod, deixando uma mulher morta.

O governador disse no domingo que um ataque de drone ucraniano danificou linhas de energia em uma cidade em Belgorod, deixando algumas áreas sem eletricidade.