18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-Ministro do Japão compromete-se a melhorar condições de vida dos sobreviventes do terremoto

Kishida visita Ishikawa para avaliar impactos e promete esforços máximos para melhorar situação dos evacuados.

Ishikawa, Japão, 15 de janeiro de 2024 – O Primeiro-Ministro japonês, Kishida Fumio, anunciou que o governo fará todos os esforços para proporcionar melhores condições de vida aos sobreviventes do terremoto massivo que atingiu Ishikawa e as províncias vizinhas no Dia de Ano Novo.

Kishida fez sua primeira visita a Ishikawa desde o desastre ocorrido e, no domingo (14), encontrou-se com pessoal das Forças de Autodefesa, polícia e bombeiros envolvidos em operações de busca e entrega de alimentos e suprimentos.

Ele expressou gratidão ao pessoal que trabalha em um ambiente severo, solicitando que fossem compassivos e tentassem aliviar a ansiedade dos evacuados.

Posteriormente, Kishida visitou uma escola secundária na cidade de Wajima, que foi convertida em abrigo de emergência. Funcionários locais informaram que os residentes relutam em se mudar para hotéis e pousadas fora de suas comunidades, conhecido como evacuação secundária, devido a preocupações com o futuro.

Os funcionários também destacaram a necessidade urgente de habitação temporária, relatando a propagação de doenças infecciosas entre os evacuados.

Kishida reconheceu a tensão da situação e pediu que todos permanecessem fortes, garantindo que o governo fará todo o possível por eles.

No decorrer do dia, o primeiro-ministro conversou com evacuados em um abrigo na cidade de Suzu. Uma mulher compartilhou as dificuldades da evacuação secundária para pessoas como ela, que têm empregos e filhos em idade escolar.

Kishida expressou compreensão, destacando que os evacuados não podem decidir se realocar temporariamente se não tiverem certeza de poderem retornar algum dia. Ele assegurou que o governo ajudará na construção de moradias temporárias, promovendo ao mesmo tempo a evacuação secundária para que as pessoas afetadas possam vislumbrar perspectivas para o futuro.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)