Myanmar – 14 de maio de 2024 – Um grupo de direitos humanos em Myanmar relata que mais de 5.000 pessoas foram mortas em ataques e repressões pelo exército do país desde que assumiu o poder em um golpe há três anos.
A Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos, também conhecida como Assistance Association for Political Prisoners – AAPP, cita seu próprio levantamento para o número de mortos, incluindo ativistas pró-democracia e civis, até sexta-feira (10).
Eles afirmam que muitas pessoas foram mortas na região noroeste de Sagaing, onde os combates continuam entre o exército e as forças pró-democracia, e na segunda maior cidade do país, Mandalay.
O exército controla o país desde o golpe de 1º de fevereiro de 2021 e continua detendo membros das forças pró-democracia.
Desde o outono do ano passado, o exército vem perdendo terreno devido a uma ofensiva de grupos armados de minorias étnicas em cooperação com forças pró-democracia perto da fronteira. O exército está intensificando os ataques aéreos.
Na quinta-feira (9), o exército realizou um ataque aéreo em um mosteiro na região central de Magway, matando mais de 10 pessoas.
No mês passado, um ataque aéreo atingiu áreas no sudeste do país, perto de uma ponte na fronteira com a Tailândia, resultando na morte de pelo menos 15 civis.
- Entrevista com Ângela Mori, professora de Jump da academia Fit One de Shiga - 16 de fevereiro de 2025 12:07 pm
- Japão solicita isenção das tarifas dos EUA sobre aço e alumínio - 16 de fevereiro de 2025 9:56 am
- Lavrov e Rubio acertam contatos regulares para cúpula EUA-Rússia - 16 de fevereiro de 2025 9:49 am