18.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  5:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudo sugere formação ativa de estrelas no universo primitivo

Pesquisadores no Japão identificam galáxias brilhantes a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, indicando possível mecanismo desencadeador de nascimento estelar no início do universo.

Tóquio, Japão, 25 de dezembro de 2023 – Pesquisadores no Japão afirmam ter identificado duas galáxias brilhantes localizadas a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra. Os resultados do grupo podem indicar a existência de algum mecanismo que ativamente desencadeou o nascimento de estrelas no início do universo.

A equipe liderada pelo Professor Assistente Harikane Yuichi da Universidade de Tóquio mediu a distância até as galáxias, utilizando dados de detectores infravermelhos a bordo do Telescópio Espacial James Webb.

Os pesquisadores afirmam que o brilho das galáxias sugere uma taxa de formação estelar mais de quatro vezes maior do que a atualmente prevista, indicando uma formação ativa de estrelas no início do universo.

O telescópio espacial de alto desempenho iniciou operações completas em 2022.

Os pesquisadores afirmam que essa descoberta significa que o telescópio agora confirmou a existência de cinco galáxias no início do universo, datando de cerca de 300 a 400 milhões de anos após o Big Bang.

Harikane afirmou que o estudo da equipe sugere a possibilidade de que o processo de formação de galáxias pode ser diferente das teorias anteriormente acreditadas.

Ele acrescentou que o telescópio James Webb está rompendo paradigmas e revolucionando a pesquisa astronômica.