27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:55
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia se prepara para conflito prolongado com novo ministro da defesa, diz think tank americano

Nomeação de ex-ministro da economia como ministro da defesa sugere que a Rússia está se preparando para um conflito prolongado na Ucrânia, segundo think tank.

Moscou, Rússia – 14 de maio de 2024 – Um think tank dos EUA afirma que a decisão da Rússia de nomear um ex-ministro da economia como ministro da defesa sugere que o país está se preparando para um conflito prolongado na Ucrânia.

O presidente russo Vladimir Putin propôs no domingo que o ministro da Defesa, Sergey Shoigu, seja substituído pelo primeiro vice-primeiro-ministro Andrey Belousov, um especialista em política econômica.

O think tank, o Instituto para o Estudo da Guerra, escreveu que a experiência de Belousov em gerenciar vários projetos de inovação na base industrial de defesa e drones o torna adequado para liderar o lutador ministério da defesa russo.

Também apontou que Putin está dando passos significativos para mobilizar a economia russa e a base industrial de defesa para apoiar uma guerra prolongada na Ucrânia e possivelmente se preparar para um confronto futuro com a OTAN.

Forças russas entraram na região leste ucraniana de Kharkiv pelo norte. Eles dizem que colocaram nove comunidades da região sob controle russo até domingo.

O governador de Kharkiv diz que cerca de 4.000 residentes foram evacuados em dois dias.

Enquanto isso, autoridades russas disseram que, na província russa ocidental de Belgorod, que faz fronteira com Kharkiv, bombardeios ucranianos fizeram um prédio de apartamentos desabar no domingo. O governador de Belgorod diz que 19 pessoas foram mortas.