26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Especialistas alertam: flares solares podem afetar comunicações

Previsão de poderosos flares solares nas próximas dias levanta preocupações sobre possíveis interrupções em sistemas de comunicação global.

Tóquio, Japão – 11 de maio de 2024 – Especialistas em clima espacial emitiram alertas sobre a possibilidade de flares solares poderosos nas próximas dias, levantando preocupações sobre potenciais interrupções em sistemas de comunicação em todo o mundo.

Os flares solares, ou ejeções de massa coronal, são expulsões de plasma e campo magnético da parte mais externa da atmosfera do sol. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA) relatou que os flares estão causando uma tempestade geomagnética severa, que pode persistir até o final de semana, emitindo seu segundo maior alerta para tais tempestades.

O Instituto Nacional de Informação e Tecnologia de Comunicações do Japão (National Institute of Information and Communications Technology – NICT) afirmou que os flares são improváveis de afetar os serviços de telefonia celular, mas alertou que o GPS e certos tipos de comunicações por rádio podem ser afetados nos próximos dias.

Um efeito dos flares solares é a possibilidade de a Aurora Boreal ser vista em latitudes mais baixas do que o normal. Pessoas ao redor do mundo têm registrado fotos das auroras em suas regiões, aproveitando esse espetáculo natural, enquanto as precauções são tomadas para potenciais interrupções nas comunicações globais.