13 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  10:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Finlândia fecha postos de fronteira devido a influxo de migrantes financiados pela Rússia

Helsinki acusa Moscou de enviar intencionalmente migrantes, enquanto fecha a maioria dos pontos de passagem com a Rússia devido a um aumento significativo de requerentes de asilo.

Helsinki, Finlândia – 26 de novembro de 2023 – A Finlândia fechou a maioria dos seus pontos de fronteira com a Rússia devido a um aumento significativo de solicitantes de asilo, acusando Moscou de enviar intencionalmente migrantes para criar confusão. A medida, tomada na sexta-feira (24), envolveu o fechamento de todos os pontos de passagem de passageiros com a Rússia, exceto um, devido a um aumento notável de migrantes do Oriente Médio e África na fronteira, desde agosto.

O governo finlandês expressou críticas à Rússia, alegando que o país está tentando causar tumulto na Finlândia. O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, afirmou que os migrantes foram transferidos para a fronteira e que a situação era semelhante ao influxo de solicitantes de asilo na fronteira polonesa em 2021, onde a Bielorrússia, aliada da Rússia, foi suspeita de estar por trás do incidente.

A Rússia negou qualquer envolvimento, e o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou profundo pesar pela decisão finlandesa. Ele destacou as relações de longa data e muito boas entre os dois países, lamentando que essas relações tenham sido substituídas por uma posição “totalmente russofóbica”.

A Finlândia, que encerrou décadas de neutralidade militar após a invasão da Rússia à Ucrânia, juntou-se à OTAN em abril e está buscando um acordo de defesa com os Estados Unidos. A recente decisão de fechar a fronteira destaca as crescentes tensões e desafios enfrentados pelos países europeus em meio a questões migratórias e geopolíticas complexas.