27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:48
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

China e Hungria concordam em intensificar relações bilaterais

Presidente chinês Xi Jinping e Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orban buscam fortalecer laços por meio da iniciativa Belt and Road.

Budapeste, Hungria – 10 de maio de 2024 (NHK) – O Presidente chinês Xi Jinping e o Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orban concordaram em intensificar ainda mais as relações bilaterais por meio da iniciativa “Belt and Road” da China.

Xi se encontrou com Orban na quinta-feira (9), na Hungria, a última parada de sua turnê europeia após França e Sérvia.

A Hungria atribui importância às suas relações com a China. Enquanto a União Europeia busca “desenvolver” suas relações com Pequim reduzindo a excessiva dependência econômica, o membro da UE Hungria está intensificando os laços econômicos com a China.

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua relatou que Xi descreveu o estado das relações China-Hungria como “no seu melhor na história”.

O relatório também citou Xi dizendo que os dois lados devem “injetar um novo e forte ímpeto na cooperação bilateral”.

Os dois líderes concordaram supostamente em prosseguir com a construção de uma ferrovia que conecta Hungria e Sérvia sob a iniciativa Belt and Road. Eles também afirmaram que as duas nações irão fortalecer os laços por meio de investimentos de empresas chinesas.

Após a reunião, Orban disse aos repórteres que o mundo agora é multipolar e que um dos pilares dessa nova ordem mundial é a China.

O primeiro-ministro também expressou disposição em expandir a cooperação com a China para o campo da geração de energia nuclear.

A Hungria está programada para assumir a presidência rotativa da UE no segundo semestre deste ano.

Observadores dizem que Xi está tentando criar uma divisão entre os membros da UE ao solidificar os laços com Budapeste.