18.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  4:08
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump vence preliminares (caucuses) de Iowa

O ex-presidente dos EUA conquista a primeira votação na escolha do candidato republicano para a eleição presidencial deste ano.

Des Moines, Iowa, EUA – 16 de janeiro de 2024 – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou uma vitória significativa ao vencer as Caucuses de Iowa, a primeira votação na disputa republicana para escolher o candidato presidencial do partido nas eleições deste ano.

Em um discurso emocionado, Trump dirigiu-se aos seus apoiadores, instando-os a votar e destacando a importância do pleito. Ele declarou: “Este é o início de algo muito importante. Acredito que é a eleição mais crucial na história de nosso país”.

O sistema de Caucuses de Iowa, tradicionalmente a primeira votação nas eleições primárias dos EUA, é considerado de grande influência para o desdobramento da corrida presidencial.

Além de Trump, outros nomes notáveis no Partido Republicano, como a ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, e o governador da Flórida, Ron DeSantis, também estão na disputa pela indicação republicana.

Trump enfrenta acusações em quatro casos distintos enquanto tenta recuperar a Casa Branca. Além disso, houve tentativas legais em alguns estados para impedi-lo de participar das primárias.

Apesar desses desafios, pesquisas realizadas antes das Caucuses de Iowa indicaram que Trump desfruta de uma liderança confortável sobre outros candidatos republicanos.

O próximo passo na competição republicana será a corrida primária em New Hampshire, agendada para a próxima semana, prometendo adicionar mais nuances à dinâmica da corrida presidencial nos Estados Unidos.