26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:16
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão elaborará nova estratégia de transformação verde

Governo japonês planeja criar uma nova estratégia de transformação verde para 2040 visando acelerar esforços de descarbonização e garantir suprimentos de energia estáveis.

Tóquio, Japão – 14 de maio de 2024 – O governo do Japão planeja elaborar uma nova estratégia de transformação verde para 2040, com o objetivo de acelerar os esforços de descarbonização e garantir o fornecimento estável de energia.

O Primeiro Ministro Kishida Fumio participou na segunda-feira (13), de uma conferência de implementação da transformação verde em Tóquio, juntamente com o ministro da Indústria Saito Ken, o presidente da Federação de Negócios do Japão, Tokura Masakazu, e outros.

Os participantes concordaram que uma nova estratégia nacional deve ser formulada para abordar a descarbonização e questões de fornecimento de energia, ao mesmo tempo em que garante o crescimento econômico.

Autoridades afirmam que a estratégia incorporará novas metas do governo para 2040. Eles também considerarão obrigar empresas com grande pegada de carbono a participar de um sistema de comércio de emissões, previsto para ser lançado no ano fiscal de 2026. O sistema tem como objetivo fazer com que as empresas arquem com custos dependendo da quantidade de dióxido de carbono que liberam.

O governo planeja emitir títulos especiais no valor total de 20 trilhões de ienes, ou quase 130 bilhões de dólares, destinados a incentivar investimentos do setor privado em iniciativas de neutralidade de carbono.

As autoridades considerarão concentrar indústrias em áreas abundantes em fontes de energia livres de carbono, como alternativas renováveis ou energia nuclear. Eles também discutirão o fornecimento de apoio a projetos relacionados a tecnologias de próxima geração.

O governo tem como objetivo compilar a nova estratégia até o final do ano.