15 C
Kóka
quarta-feira, 2024/05/15  5:03
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A brilhante trajetória de Kátya Teixeira

Cantautora e instrumentista paulistana, Kátya Teixeira é pesquisadora da cultura popular brasileira. Seu sétimo CD Canções para atravessar a noite escura| Canções na Quarentena (2021/2022) é o resultado de dois shows - "Acalantos" que resultou no álbum 1 lançado em abril 2022 e o "Canções pra Despertar", no álbum 2 lançado em agosto de 2022 e ambos os álbuns digitais desaguaram num livro CD duplo em uma tiragem especial com o mesmo nome, onde ganhou ilustrações da artista visual Naila Pommé.

Cantautora e instrumentista paulistana, Kátya Teixeira é pesquisadora da cultura popular brasileira. Seu sétimo CD Canções para atravessar a noite escura| Canções na Quarentena (2021/2022) é o resultado de dois shows – “Acalantos” que resultou no álbum 1 lançado em abril 2022 e o “Canções pra Despertar”, no álbum 2 lançado em agosto de 2022 e ambos os álbuns digitais desaguaram num livro CD duplo em uma tiragem especial com o mesmo nome, onde ganhou ilustrações da artista visual Naila Pommé.

Nesta sexta-feira (08), Kátya Teixeira apresenta o seu show em São Paulo SP interpretando o repertório do novo disco, “Canções Para Atravessar A Noite Escura”. Em seguida a cantora realizará uma turnê na Argentina, encerrando o ciclo de lançamento do CD em janeiro 2024. Em abril ela inicia uma nova etapa, com outros trabalhos na comemoração dos seus 30 anos de carreira. Informações no final da matéria.

Com 29 anos de carreira, Kátya nasceu numa família de músicos, compositores e pesquisadores da cultura popular trazendo em seu trabalho o resultado de suas andanças pelo Brasil, países Latino-Americanos e Europeus. Tem 8 álbuns e 04 Singles gravados. Teve seus CDs indicados aos “Prêmios da Música Brasileira”, “Profissionais da Música”, “Grão de Música” e “Troféu Catavento de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP”. Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o premiado “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa. Além da realização de vivências e oficinas integrando e valorizando a cultura popular pelo país, esse projeto recebeu o “Prêmio Brasil Criativo” do MINC/SEBRAE em 2014 como melhor projeto de “Música na categoria Artes e Espetáculos” e finalista no “Prêmio Profissionais da Música” na categoria Projetos Culturais Musicais.

Nos últimos anos Kátya lançou o CD Coletânea Cantariar – 21 anos de carreira, numa compilação de algumas de suas participações em CDs de parceiros ao longo de sua trajetória. O CD autoral “As Flores do Meu Terreiro”, apresenta canções inéditas em parceria com Consuelo de Paula, Paulo Nunes, João Evangelista Rodrigues, Lígia Araújo, Rogério Santos, Gildes Bezerra, Beth Magalhães, Wander Porto, Paulo Matricó, Victor Batista e Catarina Basso. Entre seus singles gravados estão “Violetas e Margaridas” (que ganhou versão em espanhol), “Décimas para Violetas e Margaridas” (parceria com Paulo Nunes e Eva Parmenter) e “Pega-Pega” (Paulo Gomes).

Seu primeiro disco foi o CD “Katxerê” (1997) e o segundo CD “Lira do Povo” (2004) sendo um resultado de 05 anos de pesquisas com algumas comunidade tradicionais pelo Brasil. O terceiro CD “Feito de Corda e Cantiga” (2011) Kátya escolheu 4 compositores brasileiros (e seus parceiros) que tem uma obra fundamental e ao mesmo tempo pouco conhecidos do grande público. São eles: Chico Branco, Jean Garfunkel, Giordano Mochel e Luís Perequê.

No quarto CD “2Mares” (2012/2013) feito em parceria com o cantador de Minas Gerais Luiz Salgado, traz temas do cancioneiro tradicional e herança luso brasileira. Seu quinto CD “Cantariar” (2016) comemorou os seus 21 anos de carreira numa compilação com temas gravados em CDs de amigos e parceiros. O  sexto CD “As Flores do Meu Terreiro” (2016/2017) foi todo inédito e autoral em parceria com compositores e poetas brasileiros. Entre tantos trabalhos lindos, está em fase de pré-lançamento “Canções Para Atravessar A Noite Escura” de 2022/2023.

Os CDs produzidos pela cantautora e multi-instrumentista Kátya Teixeira, com a presença fundamental de André Venegas no processo de feitio durante o período de Pandemia por coronavírus e diante do cenário social, político, humano onde nos deparamos com nossas fragilidades, essas canções surgem para nos trazer um calor, um afago, “um carinho no centro da pedra dura”, nos fazendo crer que apesar de tudo amanhece, sempre amanhece.

“Violetas e Margaridas” foram gravados em português e espanhol, canção em homenagem a cantautora chilena “Violeta Parra e a sindicalista paraibana “Margarida Maria Alves. Também está presente na compilação chilena de Cecília Concha Laborde o CD “HERENCIA REBELDE” Trovadoras Sin Fronteras en la Ruta de Violeta com 51 cantautoras latino-americanas. “Pega-Pega”, uma canção do cearense Paulo Gomes, com o tema incidental “Ser Criança”, de Darlan Marques, onde contou com as participações especiais do violeiro Ricardo Vignini, e do “Barbatuque André Venegas na percussão corporal e efeitos.

“Décimas para Violetas e Margaridas” – retrata a mulher dentro do contexto social e histórico, do campo às grandes metrópoles. A canção foi construída a partir de uma releitura poética de Paulo Nunes para o tema “Violetas e Margaridas” de Kátya Teixeira. Numa parceria entre a poesia de Paulo, a melodia de Kátya e a harmonia de Eva Parmenter, surgiu essa obra com ares de “guerreiro alagoano” (ritmo tradicional nordestino) com a percussão de Cássia Maria mesclado com “xota” (ritmo tradicional da Galiza) do grupo galego “Ergutío” e a concertina portuguesa de Eva.

“A Bolsa ou a Vida” – 4º single de Kátya Teixeira – Música original composta por Kátya Teixeira e André Venegas (integrante grupo Barbatuques), especialmente para o filme de Silvio Tendler “A Bolsa ou a Vida” foi lançado oficialmente em 13 agosto 2021. Toda gravada com elementos da música vocal e corporal, fazendo um passeio por vários ritmos brasileiros como “Samba de Caboclo, Maracatú, Congo de Ouro e Carimbó”.

Ficha Técnica:A BOLSA OU A VIDA
Kátya Teixeira – voz e vocais
André Venegas – percussão corporal e vocais
Gravado e mixado no Estúdio Sirikutiku
Masterizado Estúdio Bojo Elétrico por Ricardo Vignini
Lançamento Digital | 16 julho 2021 – Distribuição Tratore
Katxerê Produções Artísticas

Show Canções Para Atravessar A Noite Escura | Katya Teixeira e convidadas(os)
08 dez – 2023
Teatro Zona Franca, São Paulo – SP
Serviço:
– Abertura da casa – a partir das 19h30 (com comidinhas e bebidinhas à venda)
– Inicio do show – 20h30
Acessível para cadeirantes
Classificação: livre
**Os ingressos tem vários valores pra todos os bolsos. Não sei se você sabe, mas os eventos não financiados por editais e leis de incentivo acabam muitas vezes sendo inviabilizados pelos custos de produção x bilheteria. Então resolvemos abrir esta frente pra produzirmos junto com o público. Você vem?
*sobre o Zona Franca*
A Associação Zona Franca é um Espaço de Desenvolvimento Cultural (Teatro, Música, Dança, Performance, Convivência e Sustentabilidade). Ela é Plural, de resistência, trocas e livre pensamento artístico. É uma Associação sem fins lucrativos, mantida pelas ações de seus integrantes e de sua programação.
Rua Almirante Marques de Leão, 378 – Bela Vista – São Paulo, SP
Realização
Katxerê Produções Artísticas
Estúdio Sirikutiku

 

Katxerê Produções Artísticas
Site:www.katyateixeira.com.br
Facebook:http://www.facebook.com/katyateixeirabr

 

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)