18.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  5:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pandemia de Coronavírus chinês está acelerando diz OMS

A Organização Mundial de Saúde alertou que a pandemia do novo coronavírus chinês está acelerando e exortou as pessoas a ficarem em casa para retardar o surto.

A pandemia de Coronavírus chinês está acelerando diz OMS

A Organização Mundial de Saúde alertou que a pandemia do novo coronavírus chinês está acelerando e exortou as pessoas a ficarem em casa para retardar o surto.

O diretor geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que mais de 300.000 casos do novo coronavírus chinês já foram relatados em quase todos os países do mundo.

Destacando sua rápida disseminação, a OMS disse que levou 67 dias para que o número de casos chegasse a 100.000; mais 11 dias para 200.000 casos; e mais quatro dias para atingir 300.000 casos.

Os governos de todo o mundo estão acelerando as medidas em resposta.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou um bloqueio rigoroso. As pessoas só poderão sair de casa para fazer compras essenciais ou fazer exercício. A polícia tem o poder de multar qualquer pessoa que desobedecer.

Na França, o primeiro-ministro, Edouard Philippe, disse que as medidas de isolamento programadas para terminar em 31 de março poderiam ser prorrogadas por mais algumas semanas. Os franceses que saem de suas casas devem levar um formulário que explique o motivo. Aqueles que não cumprirem as medidas enfrentarão uma multa de cerca de 150 dólares.

O governo francês disse que, a partir desta terça-feira (24), as pessoas só poderão se exercitar uma vez por dia, a menos de um quilômetro de sua casa. Ele acrescentou que os mercados ao ar livre também devem fechar. Desde segunda-feira, a França já confirmou quase 20.000 casos e 860 mortes.

Medidas de bloqueio também estão em vigor no estado de Nova Iorque, onde apenas pessoas com empregos essenciais podem ir trabalhar, deixando o metrô praticamente vazio.

O distrito de SoHo, em Manhattan, também está deserto. Algumas das suas lojas e restaurantes luxuosos foram fechados como medida de segurança.

O Egito também suspendeu os voos de entrada e saída, enquanto os pontos turísticos, incluindo as Pirâmides de Gizé, estão fechados.

Um dono de loja egípcia disse que a situação foi pior do que durante o movimento pró-democracia da Primavera Árabe de 2011. Ele acrescentou que muitas empresas não conseguem pagar aos seus empregados.

Enquanto isso, a Itália relatou mais de 600 fatalidades na segunda-feira (23). O seu número de mortos é agora superior a 6.000, o mais alto de todos os países do mundo. Globalmente, há mais de 330 mil casos de infecção com mais de 14 mil mortes.