18.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  5:15
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia e Ucrânia trocam centenas de prisioneiros de guerra

Em um marco significativo, Rússia e Ucrânia concluem a maior troca de prisioneiros de guerra desde o início da invasão russa em 2022.

Moscou, Rússia – 5 de janeiro de 2024 – Em um gesto marcante, Rússia e Ucrânia realizaram a maior troca de prisioneiros de guerra desde o início da invasão russa em 2022, conforme anunciado pelas autoridades militares ucranianas na quarta-feira (3).

Segundo informações do exército ucraniano, 230 pessoas, incluindo soldados e seis civis, retornaram ao lar como parte do acordo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, expressou seu comprometimento contínuo em trabalhar para repatriar todos os prisioneiros de seu país.

O ministério da defesa russo confirmou o retorno de 248 militares ao país como parte do mesmo acordo. A troca foi mediada pelos Emirados Árabes Unidos.

Em uma mensagem de vídeo, Zelenskyy afirmou que a Ucrânia permanecerá dedicada a garantir o retorno seguro de todos os seus cidadãos detidos. Este evento assume maior importância em meio aos relatos de abusos russos contra prisioneiros de guerra ucranianos.

Uma análise do Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA destaca que, diante dos relatos de abusos russos, Moscou pode estar buscando melhorar sua imagem internacional, demonstrando interesse em operar dentro dos limites da lei e das normas internacionais.

A troca de prisioneiros representa um passo significativo em direção à possível redução das tensões entre os dois países, indicando uma abertura para a diplomacia e negociações.