21 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  8:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Instituição financeira japonesa oferece descontos especiais em financiamentos imobiliários para famílias com filhos

Agência de Financiamento Habitacional do Japão propõe descontos em taxas de juros anuais para famílias com crianças, visando apoiar o custeio de moradias. Descontos podem entrar em vigor já em fevereiro, se aprovados pelo Parlamento.

Tóquio, Japão – 25 de Novembro de 2023 – Uma instituição financeira relacionada ao governo japonês planeja oferecer descontos especiais em novos financiamentos imobiliários para famílias que estão criando filhos. A proposta, parte do projeto de orçamento suplementar do governo, visa incentivar a natalidade e apoiar as famílias na aquisição de moradias.

A Agência de Financiamento Habitacional do Japão está colaborando com instituições financeiras privadas para fornecer empréstimos de taxa fixa com prazos de até 35 anos. Sob o novo plano, domicílios com crianças menores de 18 anos no momento da aplicação seriam elegíveis para taxas de juros anuais reduzidas.

Os descontos seriam aplicáveis nos primeiros cinco anos do financiamento, e o tamanho do desconto dependeria do número de filhos na família. Por exemplo, uma família com um filho que empresta 30 milhões de ienes (cerca de 200 mil dólares) veria uma redução de um quarto de ponto percentual na taxa de juros anual, resultando em uma economia de 2.750 dólares nas parcelas mensais.

Para famílias com dois filhos, o desconto seria de meio ponto percentual, e para três filhos, de três quartos de ponto percentual. O desconto máximo atingiria 1%.

A proposta está inclusa no projeto de orçamento suplementar do governo e poderia entrar em vigor já em fevereiro, caso seja aprovada pelo Parlamento durante a atual sessão, que se encerra no meio do próximo mês. Essa iniciativa busca não apenas aliviar o ônus financeiro das famílias, mas também incentivar o crescimento populacional em um país que enfrenta desafios demográficos.