23.5 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  2:31
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Satélite norte-coreano confirmado em órbita pela Força Espacial dos EUA

O US Space Force atribuiu o número 58400 a um objeto lançado recentemente pela Coreia do Norte, confirmando sua órbita terrestre. Detalhes sobre o satélite de reconhecimento Malligyong-1 e a análise conjunta EUA-Coreia do Sul sobre suas capacidades.

Washington, D.C. – 25 de Novembro de 2023 – A Força Espacial dos Estados Unidos confirmou a órbita terrestre de um objeto recentemente lançado pela Coreia do Norte, atribuindo-lhe o número 58400. A informação foi disponibilizada no site de rastreamento de satélites “Space Track” operado pela Space Force. De acordo com o site, o objeto leva aproximadamente 90 minutos para completar uma órbita ao redor da Terra.

Na terça-feira (21), a Coreia do Norte anunciou o lançamento bem-sucedido de um satélite de reconhecimento, denominado Malligyong-1. Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmaram na quarta-feira (22), que o objeto parece ter entrado em órbita conforme o planejado.

Oficiais militares dos Estados Unidos devem colaborar com seus colegas sul-coreanos e outros parceiros para analisar se o satélite está operacional e quais são suas capacidades. Essa análise conjunta visa compreender melhor a natureza e o propósito do Malligyong-1, fornecendo insights sobre a tecnologia espacial em desenvolvimento na Coreia do Norte.

A confirmação da órbita do satélite destaca as preocupações crescentes sobre as atividades espaciais da Coreia do Norte e seu impacto nas dinâmicas geopolíticas na região. À medida que a análise prossegue, a comunidade internacional observa de perto os desdobramentos, buscando entender as implicações dessa recente incursão espacial por parte do regime norte-coreano.