Huaska: Banda brasileira é sucesso no Japão. Huaska é uma banda brasileira de rock alternativo com um som inovador, onde apresenta um estilo característico, combinando new metal, hardcore e metal com gêneros brasileiros, como o samba de raiz e a bossa nova.

Sem o devido reconhecimento merecido no Brasil, como acontece com vários talentos existentes no cenário artístico, que não conseguem espaço para divulgar o seu trabalho, o som do Huaska chegou ao Japão e agradou em cheio o exigente público japonês. Só nos resta esperar uma turnê da banda na terra do Sol Nascente.

Formada por Rafael Moromizato (voz), Alessandro Manso (violão/guitarra), Carlos Milhomem (guitarra), Caio Veloso (bateria) e Júlio Mucci (baixo), ela foi criada em 2002 na cidade de São Paulo, com a ideia de tocar metal alternativo em português com elementos de música brasileira. 

O Huaska nasceu no final de 2002 quando o new metal dominava as paradas de sucesso das rádios, TV e internet.

A proposta inicial da banda era fazer metal alternativo cantado em português. Suas letras tinham como inspiração sentimentos de saudade, introspecção e amor.

Era isso que fazia do EP “Mimosa Hostilis”, um EP que chamava bastante atenção na cena de underground do new metal da época.

Foi em 2006 no seu primeiro CD, “E chá de erva doce”, que o Huaska mostrou que estava disposto a fazer um rock diferente de tudo existia no Brasil.

Além das canções pesadas com melodias suaves, a banda apresentou batidas de violão tipicamente brasileiras como as do samba e da bossa nova em suas músicas cheias de intensidade.

Em 2009 a banda lançou seu segundo trabalho intitulado “Bossa Nenhuma’ e mostrou que a brasilidade tinha tomado conta da maior parte de suas composições.

Elza Soares e Rafael (Rafa) Moromizato

Tanto como uma parte marcante da música ou um pequeno detalhe, a música brasileira misturada com o rock tinha se tornado uma característica marcante da banda.

Com essa sonoridade peculiar, o Huaska foi criando seu espaço na cena rock e passou a cada vez mais amadurecer suas idéias e músicas.

Foi assim que chamou a atenção da gloriosa cantora Elza Soares e do grande maestro e produtor musical Eumir Deodato.  Essa parceria fez nascer o terceiro CD, “Samba de Preto”, que até hoje foi o trabalho de maior sucesso da banda.

Este álbum ficou por vários meses em bestsellers da “Amazon” japonesa, tornando o Huaska uma banda que tem uma grande repercussão no Japão e agradando cada vez mais o púbico japonês.

Em 2014 a banda fez seus primeiros shows fora do Brasil tocando na Holanda e Espanha.

A banda também esteve em Portugal para a divulgação do “Samba de Preto”.

Em 2016 a banda lançou o CD “Fim”. O quarto álbum de estúdio com 9 inéditas e a regravação de “Canto de Ossanha”.

O CD foi lançado simultaneamente no Japão pela “Sambinha Office Records”.

Também foi lançado no Japão pela “P-VINE Records” a coletânea “The Bible of the Bossa-Metal”, com músicas desde o primeiro EP até o “Samba de Preto”.

O projeto do CD “Fim”, teve início em 2014 quando o Huaska viajou para divulgar o “Samba de Preto” pela Europa, entrando no estúdio no ano seguinte e em 2016 finalizaram o CD.

Desde sua origem a banda sempre foi independente e se manteve fiel à sua proposta e sonoridade.

E é pensando no rock no Brasil que o Huaska continua até hoje fazendo seu trabalho.

A banda teve o seu CD “Fim”, eleito  como o melhor álbum de Rock/Metal lançado em 2016 pelo “O Subsolo – Portal do Underground”.

O Japão sempre fez parte da vida de Rafael (Rafa) Moromizato, quando seu avô aos 17 anos imigrou de Okinawa para o Brasil.

Rafael (Rafa) Moromizato

Rafael que sonha conhecer o país do avô, nasceu em 1981, na cidade de Santos e aos 16 anos influenciado pelo pai que gostava de tocar violão, inicia a partir dai a sua trajetória musical. Meses depois parte para a guitarra.

Em 1999, com a sua primeira banda, ganhou o primeiro lugar num festival escolar de novas músicas autorais. Logo após, formou bandas que tocavam rock e poprock dos anos 90 e posteriormente em 2002 ao lado de  Alessandro Manso formou a banda Huaska.

Website: http://www.huaska.com/
Facebook: https://www.facebook.com/huaskaoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/user/huaska/
Website Rafael Moromizato: http://www.rafamoromizato.com/
Facebook: https://www.facebook.com/moromizatorafa
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQlsNLeguzHmOkI-S9RPFdQ

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)