21.6 C
Kóka
quarta-feira, 2024/05/15  10:14
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coréia do Norte lança míssil que, aparentemente, falhou

Coréia do Norte lança míssil que, aparentemente, falhou. Militares norte-americanos e sul-coreanos reportam que a Coréia do Norte disparou um míssil na manhã desta quarta-feira (22), mas que o lançamento parece ter falhado.

O Comando do Pacífico dos EUA disse que o míssil foi lançado a partir de Wonsan, no leste da Coreia do Norte, às 07:19 da manhã, hora local, na quarta-feira, acrescentando que o míssil parece ter explodido poucos segundos depois.

A agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, disse que o míssil explodiu no ar logo após o lançamento.

O Ministério da Defesa da Coréia do Sul disse que o lançamento ocorreu perto de um aeroporto em Wonsan.

Disse, também, que militares sul-coreanos estão analisando o lançamento para determinar o tipo do míssil.

Um funcionário do Departamento de Estado norte-americano disse à NHK que o país vai instar a Coréia do Norte a parar os atos provocadores que minam a paz e a estabilidade.

No dia 12 de fevereiro, a Coréia do Norte disparou um míssil balístico de médio alcance, a partir de Kusong, na província noroeste de Pyongan-pukdo, em direção ao Mar do Japão.

O míssil era uma versão atualizada de um míssil balístico lançado por submarinos.

Em 6 de março, lançou 4 mísseis quase ao mesmo tempo, de Tongchang-ri, em Pyongan-pukdo em direção ao Mar do Japão.

Três dos mísseis – que acredita-se sejam do tipo Scud-ER, com alcance de 1.000 quilômetros – caíram na zona econômica exclusiva do Japão.

A Coréia do Norte opõe-se firmemente ao exercício militar conjunto dos EUA e da Coréia do Sul, que começou na Coréia do Sul em 1º de março.

As forças norte-americanas e sul-coreanas estão intensificando os cuidados e monitoramento dos movimentos do Norte, já que o país terá grandes comemorações no próximo mês.