13.3 C
Kóka
segunda-feira, 2024/05/13  8:55
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Índia realiza segunda fase das eleições gerais

Cerca de um bilhão de eleitores estão aptos a votar na maior votação democrática do mundo.

Nova Deli, Índia – 27 de abril de 2024 – A segunda fase de votação ocorreu para as eleições gerais da Índia. Quase um bilhão de pessoas estão aptas a votar neste que é o maior processo democrático do mundo.

A eleição está sendo realizada de forma escalonada, com os distritos eleitorais divididos em sete datas de votação diferentes.

Quase 90 dos 543 distritos eleitorais votaram na segunda fase na sexta-feira (26). Eles incluem os distritos no estado oriental de Bihar e no estado setentrional de Uttar Pradesh, onde se formaram longas filas do lado de fora das seções eleitorais.

O Primeiro-Ministro Narendra Modi, do Partido Bharatiya Janata governante, busca conquistar seu terceiro mandato. A aliança de oposição está centrada no Partido do Congresso Nacional Indiano.

A política econômica é uma das principais questões para os eleitores, com os jovens clamando por maior emprego.

Um eleitor em Bihar disse que votou na questão do desemprego porque não tem emprego, acrescentando que quem lidera o governo deve criar oportunidades para os jovens.

Uma estudante que acabara de votar disse que apoia um partido que se concentra no emprego e na educação.

O BJP argumenta que a economia da Índia prosperou sob a liderança de Modi, com o produto interno bruto crescendo para ser o quinto maior do mundo. Mas a aliança de oposição afirma que a administração permitiu que a desigualdade de riqueza aumentasse.

A fase final da eleição termina em 1º de junho. Os votos serão contados simultaneamente em 4 de junho.