7.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  1:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Enviado chinês encerra visitas à Rússia e Ucrânia

Li Hui, enviado do governo chinês, conclui visitas como parte dos esforços de Pequim para promover negociações de paz entre os países em conflito.

Pequim, China, 9 de março de 2024 – O enviado sênior do governo chinês concluiu suas visitas à Rússia e Ucrânia como parte dos esforços de Pequim para promover negociações de paz entre os dois países em conflito.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou que o Representante Especial para Assuntos Eurasiáticos, Li Hui, se reuniu com o chefe do Escritório Presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, e outros funcionários em Kyiv na quinta-feira (7).

O ministério afirmou que as conversas foram francas e amigáveis.

Yermak disse que discutiram a transferência de armas norte-coreanas para a Rússia e como exportar de forma estável o grão ucraniano.

Ele acrescentou que os dois lados também discutiram a restauração da integridade territorial e soberania da Ucrânia com base na proposta de Kyiv da “Fórmula da Paz”.

Li também realizou conversações no último sábado com o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em Moscou.

No entanto, autoridades do Ministério das Relações Exteriores russo reiteraram posteriormente que o plano de paz da Ucrânia é inaceitável.

Eles afirmaram que quaisquer discussões sobre um acordo político e diplomático são impossíveis sem levar em conta os interesses de segurança de seu país.

O lado chinês cita Li dizendo que qualquer conflito deve ser resolvido por meio de negociações, acrescentando que Pequim continuará a promover as negociações de paz.

Os Estados Unidos e outros países criticaram Pequim por adotar uma postura pró-russa desde o início da invasão em 2022.