18.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  5:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Guarda Costeira do Japão participa de exercícios de resgate com nações insulares do Pacífico

Exercícios visam fortalecer relações e capacidades de resposta a emergências em países do Pacífico.

Tóquio, Japão – 4 de fevereiro de 2024 – O Japão enviou membros de sua guarda costeira para participar de exercícios de resgate em Micronésia e nas Ilhas Marshall como parte de um esforço para aprimorar as relações com países insulares do Pacífico.

A Guarda Costeira do Japão relata que quatro funcionários participaram dos exercícios com autoridades locais de 13 a 28 de janeiro. Os exercícios focaram em ajudar pessoas na água a subir em um barco usando uma rede.

A guarda costeira tem ajudado países estrangeiros, principalmente no Sudeste Asiático, a expandir sua capacidade operacional há décadas. Em 2017, lançou a Equipe de Cooperação Móvel para expandir esses esforços. Desde 2018, tem abrangido nações insulares do Pacífico, como Palau e Kiribati.

A guarda costeira afirma que um dos objetivos dos exercícios recentes foi estar pronta para salvar barcos de pesca durante emergências. Os barcos de pesca de atum japoneses operam no Sul do Pacífico.

Acredita-se que os quatro funcionários também tenham ministrado uma palestra para autoridades locais sobre a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, incluindo como implementar a lei em águas territoriais.

Fontes afirmam que a guarda costeira espera fortalecer os laços com as nações insulares do Pacífico diante das crescentes atividades marítimas da China.