7.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  1:03
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais dois reatores nucleares japoneses recebem extensões de 20 anos

O órgão de vigilância nuclear do Japão aprovou a extensão da operação de dois reatores nucleares antigos no sudoeste do país por mais 20 anos.

O órgão de vigilância nuclear do Japão aprovou a extensão da operação de dois reatores nucleares antigos no sudoeste do país por mais 20 anos.

A vida útil operacional dos reatores japoneses foi limitada a 40 anos, em princípio, desde o acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi em 2011. Mas ela pode ser estendida em até 20 anos se os reatores passarem pela triagem da Autoridade de Regulamentação Nuclear, Nuclear Regulation Authority – NRA.

Em uma reunião na quarta-feira (1), a NRA concedeu aprovação de extensão para os reatores nº 1 e 2 da usina nuclear de Sendai, na província de Kagoshima, que é operada pela Kyushu Electric Power Company.

O reator nº 1 completará 40 anos em julho próximo e o nº 2 atingirá essa idade em novembro de 2025.

Na reunião, foram discutidos os resultados das inspeções especiais dos reatores realizadas pela Kyushu Electric e uma avaliação que mostrou que os reatores podem ser usados por mais 20 anos.

Os membros da reunião aprovaram unanimemente as extensões.

Essa decisão eleva para seis o número de reatores japoneses cujas operações foram estendidas para além de 40 anos. Os outros quatro são os reatores nº 1 e nº 2 da usina nuclear de Takahama e o reator nº 3 da usina de Mihama – todos na província de Fukui – bem como o reator nº 2 da usina de Tokai, na província de Ibaraki.