10.8 C
Kóka
quarta-feira, 2024/05/15  1:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Impasse nas oposições de Taiwan: Escolha do candidato presidencial adiada

Taipei, 19 de novembro de 2023 - Os dois principais partidos de oposição em Taiwan anunciaram no sábado (18), que ainda não chegaram a um consenso sobre um candidato conjunto para a eleição presidencial de janeiro. O Partido Kuomintang, a maior força de oposição, indicou o prefeito de New Taipei City, Hou Yu-ih, enquanto o Partido do Povo de Taiwan, a segunda maior oposição, apresentou o ex-prefeito de Taipei, Ko Wen-je.

Taipei, 19 de novembro de 2023 – Os dois principais partidos de oposição em Taiwan anunciaram no sábado (18), que ainda não chegaram a um consenso sobre um candidato conjunto para a eleição presidencial de janeiro. O Partido Kuomintang, a maior força de oposição, indicou o prefeito de New Taipei City, Hou Yu-ih, enquanto o Partido do Povo de Taiwan, a segunda maior oposição, apresentou o ex-prefeito de Taipei, Ko Wen-je.

Na tentativa de provocar uma mudança no governo, as duas legendas concordaram na quarta-feira (15), que Hou ou Ko concorreriam como candidato presidencial unificado.

Os representantes dos partidos afirmaram que o candidato conjunto seria anunciado no sábado, após a análise de pesquisas de opinião pública por especialistas. No entanto, desentendimentos sobre a interpretação dos dados levaram ao adiamento do anúncio.

As oposições taiwanesas enfrentam desafios para consolidar uma candidatura única e coesa, evidenciando divergências na abordagem estratégica e nas preferências dos eleitores. A escolha entre Hou Yu-ih e Ko Wen-je é crucial para consolidar uma oposição forte nas eleições presidenciais de janeiro.

Enquanto isso, o Partido Democrático Progressista, no poder, já anunciou o vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, como seu concorrente na corrida presidencial. Além disso, o fundador da Hon Hai Precision Industry, Terry Gou, qualificou-se para concorrer como independente.

As pesquisas de opinião indicam Lai Ching-te como o favorito, com Hou e Ko disputando o segundo lugar. A incerteza em torno do candidato conjunto da oposição acrescenta uma dimensão intrigante à dinâmica eleitoral, enquanto o prazo para o registro de candidaturas se inicia na segunda-feira (20). O resultado final dependerá da capacidade das oposições de superar suas divergências internas e apresentar uma frente unida diante do eleitorado taiwanês.