“Deserto particular” com Antonio Saboia, é indicado para disputar vaga de melhor filme internacional no Oscar 2022

Protagonizado pelo ator franco – brasileiro Antonio Saboia, o longa metragem Deserto particular é o representante brasileiro disputando uma vaga no Oscar 2022, na categoria de Melhor Filme Internacional, pela Academia Brasileira de Cinema (ABC). Para esta 94ª edição, 93 países foram classificados. A lista com os 15 filmes escolhidos será anunciada no dia 21 de dezembro, que serão revelados no dia 8 de fevereiro de 2022. A cerimônia acontecerá no dia 27 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.

O longa que participou da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em outubro, teve a sua estreia nos cinemas no dia 25 de novembro de 2021, Conquistou na mostra paralela Venice Days, o prêmio de público do 78° Festival de Veneza. Dirigido por Aly Muritiba, o filme recebeu em novembro seis prêmios no Cine PE 2021.

Vivemos num tempo onde o ódio e intolerância multiplica, e o amor chega como ferramenta para que, de alguma forma possamos construir um mundo melhor. Através desse pensamento, o diretor baiano Aly Muritiba deu vida ao filme Deserto particular. Além da preparação física, Antonio teve que ganhar 10 kg de músculo e gordura em um pouco mais de 1 mês para viver o personagem.

Elenco: Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Luthero Almeida, Thomas Aquino, Laila Garin, Sandro Guerra, Otávio Linhares, Zezita Matos, Cynthia Senek, Flavio Bauraqui.

Sinopse “Deserto particular: Daniel, um ex-policial afastado da corporação por episódios violentos que vive uma vida pacata até conhecer seu grande amor Sara por um aplicativo de relacionamento.

Em meio a um sumiço repentino, o homem de meia-idade decide atravessar o País em busca de seu grande amor no Sertão Nordestino. O que ele não esperava, então, era encontrar no fim desta viagem com seus próprios preconceitos e amarras sociais pré-estabelecidas.

No início de Deserto Particular, somos apresentados ao policial Daniel, que está afastado da polícia e sendo investigado por conduta inapropriada no trabalho. Daniel teve uma educação rígida, pai policial e avô militar, perdeu a mãe quando era adolescente, o que desencadeou uma revolta e uma violência muito grande dentro dele. É um cara em busca de afeto.

O filme nos mostra o melancólico cotidiano do protagonista, que se resume a cuidar do pai junto com sua irmã, tentar resolver seu problema com a polícia, trabalhar como segurança de uma boate e tentar contato com Sara, moça que conheceu pela internet Sara mora no interior da Bahia e de repente parou de responder suas mensagens. Após se ver sem futuro em Curitiba, cidade aonde mora, Daniel decide cruzar o país de carro para encontrar Sara.

Antonio Saboia iniciou a sua carreira como ator na França e tem se destacado no cinema com vários trabalhos, onde teve uma impecável interpretação no filme “Órbitas da água” lhe rendeu o prêmio de melhor ator. Entre tantos trabalhos, atuou no filme “Bacurau” (2019) de Kleber Mendonça Filho, vivendo o Maurício Gomes Carneiro e em “Warden”, uma docuficção coproduzida entre os Estados Unidos e o Brasil. “Warden”, do Marcus Alqueres é conduzido como um estudo antropológico sobre a trajetória do que seria o primeiro super herói.

É também um dos protagonistas da série “Rotas do ódio”, dando vida ao Julio Pedrazza (foto abaixo). Com direção de Susanna Lira, a quarta temporada estreou na  Globoplay em setembro de 2021. Na série Julio é um policial divorciado, com dois filhos que ele mal vê, mergulhado no trabalho, flertando com o alcoolismo e sua superior e que faz tudo passar pela ironia como mecanismo de defesa.

Antonio é um excelente ator, e na maioria dos seus trabalhos interpreta personagens com uma carga emocional muito forte, como em “As órbitas da água”, uma produção independente, gravada no Maranhão. No filme, ele volta depois de 20 anos para o seu vilarejo natal, após ter fugido criança por conta de abusos do pai. Ele chega totalmente transformado, carregado pelos seus traumas e todos os vícios das cidades grandes. Direção de Frederico Machado.

Em 2013 atuou no seriado brasileiro de televisão, Beleza S/A exibido no canal de televisão a cabo GNT. A série relata a vida e consultas de três doutores, Alex (Antonio Petrin), Jairo (Antonio Saboia), cirurgiões e Cleo (Gabriela Carneiro da Cunha) endocrinologista, que são sócios em uma clínica estética de alto nível e recebem todo o tipo de pacientes que fazem procedimentos cirúrgicos para conseguirem o corpo idealizado.

Em 2018, pqrticipou da série inspirada em um dos maiores escândalos do Brasil, a Operação Lava Jato.  “O Mecanismso” conta a história de Marco Ruffo (Selton Mello), que é um delegado aposentado da Polícia Federal, obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. Antonio Saboia vive o Procurador da República Dimas, recrutado para ajudar na complexa Operação.

Participou em 2019, da minissérie Dumont: Mais leve que o ar” exibida pelo canal pago HBO, sobre o  inventor brasileiro Santos Dumont. A história se passa entre os séculos 19  e 20, no Brasil e na França. Com a direção de Estâvão Viaciatta e Fernando Acquarone, roteiro de Pedro Motta, Saboia é o piloto francês Louis Blériot, primeiro homem a a realizar um voo de longa distância, atravessando o Canal da Mancha, via aquática que liga a Grã-Bretanha a França. O ator João Pedro Zappa interpreta o inventor.

Antonio Saboia nasceu em Paris (França) no ano de 1985. Mudou-se para o Brasil aos quatro anos de idade, vivendo na cidade de Brasília. O pai era jornalista brasileiro maranhense, e a mãe uma professora francesa. Com nove anos retornou para a França, país onde iniciou seu percurso teatral. Aos 15 começou a fazer teatro. Morou na Inglaterra dos 18 aos 22 anos, concluindo o curso de Teatro na Webber Douglas Academy of Dramatic Art antes de regressar ao Brasil.  Antonio Saboia escreveu e produziu alguns curtas, e recentemente começou a desenvolver um longa que gostaria de dirigir, mas ainda está em projeto.

TV séries:

2011 Insensato Coração/ Kiko
2011 Força Tarefa/ Márcio 1 episódio
2012 Fora de Controle/ Augusto Camurça Episódio 1-Record – Direção de Johny Araujo
2013 Beleza S/A /Dr. Jairo Campelo Protagonista-  GNT – Direção de Fabrizia Pinto
2015 Felizes Para Sempre?/ Guilherme Participação- Globo – Direção de Fernando Meirelles
2015 Zé do Caixão – Space – Direção: Vitor Mafra – PSI HBO / 2015-Direção de Max Calligaris
2015 Psi/ Adriano Episódio: “O Justiceiro”
2016 1 Contra Todos/ Cabo Euclides Episódio: “A Justiça é Cega “- FOX – Direção de Breno Silveira
2016 O Negócio/ Diego Episódio: “Chief Executive Officer “-HBO – Direção de Michel Thikomiroff
2017 Crime Time – Hora de Perigo/ Arruda-Canal+ e Netflix – Direção de Julien Trousselier
2018 O Mecanismo/ Dimas Donatelli- Netflix – Direção de José Padilha
2018 Rotas do Ódio/ Júlio Pedrazza Protagonista- Universal – Direção de Susanna Lira
2019 Santos Dumont/ Louis Bleriot- HBO – Direção de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone
2020 Um dia Qualquer/ Ceceu Participação- Space – Direção de Pedro von Krüger
2020 Os Últimos Dias de Gilda/ Wallace Cristino/ Canal Brasil – Direção de Gustavo Pizzi
Novelas:
2014 Em Família/ Fernando/Novela- Globo – Direção de Jayme Monjardim
2017 Tempo de Amar/ Matias Cardoso/Novela- Globo – Direção de Jayme Monjardim e Adriano Melo
Cinema:
2009/ Lula, o Filho do Brasil (Vavá)- Direção de L.C Barreto e Fabio Barreto
2011/ O Arrasa-Corações/The Heartbreaker (Mike)- Direção de Roberto Carminatti
2013/ O Lobo Atrás da Porta (Inspetor)- Direção de Fernando Coimbra
2014/ Confia em Mim (Policial federal)- Direção de Michel Tikhomiroff
2016/ Lua em Sagitário- Direção de Marcia Paraiso
2015/ Walter do 402 (Nando) Curta-metragem
2017/ Lamparina da Aurora (Forasteiro)- Direção de Frederico Machado
2019/ Bacurau (Maurício Gomes Carneiro)- Direção de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles
2019/ Arigó-Direção de Gustavo Fernandez
2019/ Calvário- Direção de Marcio Darocha
2020/ “Os últimos dias de Gilda”
2020/ As Órbitas da Água (Forasteiro)- Direção de Frederico Machado

Um Dia Qualquer | a ser lançado- Direção de Pedro Von Krüger

2021/ Deserto Particular – Direção de Aly Muritiba

Teatro:

  • Face The Wall | 2006 | Direção de Robert Carson
  • Trabalhos de Amores Perdidos | 2006 | Direção de Hilary Wood
  • O Doente Imaginário |2006 | Direção de Marguerite Forsythe
  • Victory | 2004 | Direção de Melanie Jessop
  • Anne Frank | 2004 | Direção de Tom Hunsinger
  • L’Affaire de la Rue Lourcine | 1999 | Direção de Yves Steinmetz

Roteirista e Produtor:

  • Calvário | 2018 | Co-produtor e Co-roteirista
  • Lamparina da Aurora | 2017 | Co-produtor

Prêmios e indicações:

    • Melhor Ator no Fest Aruanda | 2020 | As Órbitas da Água
    • Melhor Ator Coadjuvante no Festival Guarnicê | 2017 | Lamparina da Aurora
    • Melhor Filme pela Escolha do Público e ABD no Festival Guarnicê | 2017 | Lamparina da Aurora
    • Melhor Filme, Júri Popular e Olhar Livre no Festival de Tiradentes | 2017 | Lamparina da Aurora
Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)