15 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  4:30
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Possível aumento da base do vulcão Taal pode ser destrutiva

Ameaças de correntes de densidade piroclástica e tsunami vulcânico ainda pairam sobre o raio de 14 km da cratera principal do Vulcão Taal, apesar de sua atividade, aparentemente, mais calma na manhã desta quarta-feira (15).

Possível aumento da base do vulcão Taal pode ser destrutiva

Ameaças de correntes de densidade piroclástica e tsunami vulcânico ainda pairam sobre o raio de 14 km da cratera principal do Vulcão Taal, apesar de sua atividade, aparentemente, mais calma na manhã desta quarta-feira (15).

O vulcanólogo residente do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS) e o oficial encarregado do Observatório do Vulcão Taal, Paolo Reniva, alertou para um possível surto de base que poderia destruir instantaneamente propriedades e matar pessoas ao longo das comunidades costeiras perto da ilha do vulcão, caso ocorresse uma erupção perigosa.

“É provável que isso aconteça quando elevarmos o nível de alerta para 5, do vulcão Taal. O aumento da base é o fluxo piroclástico que atravessa o lago Taal”, disse Reniva.

“É muito rápido, se você notar que são 80 quilômetros por hora. Nossa distância para a ilha do vulcão é de cerca de sete a 10 quilômetros, portanto, em poucos minutos, pode ter um impacto nas propriedades e nas pessoas perto da costa”, acrescentou.

Reniva disse que os materiais piroclásticos ejetados pelo vulcão Taal podem queimar, pois contêm gases e cinzas ardentes.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o surto de base é uma “nuvem de gás em forma de anel e detritos sólidos suspensos que se movem radialmente para fora, em alta velocidade, a partir da base de uma coluna de erupção vertical”.

Enquanto isso, o tsunami vulcânico também pode ser gerado por uma grande erupção do vulcão Taal.

“Por exemplo, em uma forte erupção, há o colapso de uma parte do vulcão ou o impacto de uma poderosa erosão que deslocaria a água e atravessaria as costas”, disse Reniva.

As cidades de Laurel e Agoncillo, em Batangas, são vulneráveis ​​aos riscos mencionados, pois já haviam sido afetados por surtos de base e tsunami vulcânico quando Taal entrou em erupção em 1965.

O Nível de Alerta 4 permanece sobre o Vulcão Taal, o que significa que uma erupção perigosa é possível dentro de horas a dias.

O Presidente Rodrigo Duterte expressou, nesta terça-feira (14), satisfação com a resposta das agências governamentais aos efeitos da erupção do Vulcão Taal.

Duterte disse que o pessoal do governo nacional e local encarregado da resposta a desastres deve permanecer nas áreas afetadas “por um tempo até que estejamos prontos para declarar que a crise terminou”.

O número de pessoas deslocadas pela erupção do Vulcão Taal atingiu 53,019, disse, nesta quarta-feira, o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres (National Disaster Risk Reduction and Management Council – NDRRMC).

No seu relatório de situação das 6 da manhã, o NDRRMC disse que o número é de 12,486 famílias em Batangas e Cavite. Desse número, um total de 10.000 famílias ou 43.681 indivíduos estão sendo assistidos em 217 centros de evacuação.

O NDRRMC também disse que mais de 2 milhões de pesos foram destinados para assistência aos residentes afetados pela erupção do vulcão.

Soldados e equipes de resgate, na manhã desta quarta-feira, estavam sendo preparados para vasculhar áreas na cidade de Talisay, em frente à parte norte da Ilha do Vulcão Taal, para os residentes ainda se recusassem a atender às chamadas de evacuação obrigatórias.