23.5 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  2:53
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA impõem sanções sobre exportação de trabalhadores norte-coreanos

EUA impõem sanções sobre exportação de trabalhadores norte-coreanos

Os Estados Unidos anunciaram sanções a duas entidades que facilitam a exportação de trabalhadores da Coreia do Norte.

O Departamento do Tesouro disse nesta terça-feira (14), que a ação tem como alvo uma corporação comercial norte-coreana e um alojamento norte-coreano baseado na China que facilita a prática da Coreia do Norte de enviar trabalhadores para o exterior.

O Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse: “A exportação de trabalhadores norte-coreanos aumenta a receita ilícita para o governo da Coreia do Norte, violando as sanções da ONU”.

Os países membros das Nações Unidas foram obrigados a expulsar trabalhadores norte-coreanos até 22 de dezembro de 2019, sob uma resolução do Conselho de Segurança.

Mas a China e a Rússia têm-se recusado a deportar os trabalhadores. Eles dizem que as deportações teriam um sério impacto na vida dos seus cidadãos.

A ação dos EUA visa demonstrar seu compromisso com a implementação das sanções da ONU, diante da falta de cumprimento por parte dos dois países.

As sanções dos EUA chegam pouco depois que o presidente Donald Trump enviou uma carta ao líder norte-coreano Kim Jong Un no seu aniversário.

Os EUA parecem estar tomando uma posição de linha dura, ao mesmo tempo que usam uma abordagem amigável, numa tentativa de fazer o Norte tomar medidas concretas para a desnuclearização.