Turma da Mônica ganha novo personagem: Milena.

Milena, a nova personagem da “Turma da Mônica”, que em breve viverá suas aventuras nas revistinhas do cartunista Mauricio de Sousa ao lado da sua família, foi apresentada oficialmente ao público durante o evento “Corrida Donas da Rua” no Ibirapuera, realizado na cidade de São Paulo no dia 17/12. A família de Milena “família Sustenido”, serão os novos moradores do bairro do Limoeiro e fará parte de um ambiente ligado a música e ao futebol, onde todos adoram cantar e dançar.

A garotinha negra chegou e já conquistou o público que acompanha a turminha mais amada do Brasil. Milena é cheia de atitude, autoestima e mostra todos os seus talentos nas aulas de piano. Além da música, é apaixonada também por futebol. Seja bem vinda Milena!

Na “Turma da Mônica” existe o Jeremias, que por muito tempo, foi o único menino negro da turma. Jeremias foi criado em 1960 e usando um boné os leitores achavam que era para esconder o fato de ser careca. Mais tarde foi revelado que o boné era de um avô. Antigamente ele era pintado de preto, mas agora é da cor marrom. Seu tataravô, o príncipe Jeremim, foi trazido para o Brasil na época da escravidão e ajudou inúmeros escravos a fugir. Tempos depois são criados outros personagens representando a raça negra como os jogadores de futebol: Pelezinho, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Em 2014 um aluno do 5º ano chamado Cleidison, da Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira – Nova Iguaçu- RJ, decidiu em forma de protesto ilustrar a capa da sua prova bimestral com um desenho da Turma da Mônica e pintando todos os personagens com lápis da cor marrom. “Todo bimestre tem votação na minha sala para escolher a capa da prova. A capa desta vez foi da Turma da Mônica.

O Cleidison me entrega a capa da prova me avisando: (Pintei da minha cor tá? Cansei desses desenhos diferentes de mim. Foi uma maneira que ele encontrou de se manifestar contra a falta de representatividade para as crianças negras. O aluno atraiu a atenção da professora Joice Oliveira Nunes: “Nós temos personagens negros, mas são poucos” comenta.

Ela publicou o ocorrido nas redes sociais e logo em seguida o post fez o maior sucesso alcançando um grande número de likes e compartilhamentos.

“Já fiz isso algumas vezes, mas nunca na escola, muito menos numa prova. Mas estou cansado de só ver personagens brancos. Sou muito orgulhoso de ser negro”, afirmou Cleidison na época.

A matéria foi publicada nas mídia e uma delas (Extra) entrou em contato com Mauricio de Sousa, que através de sua assessoria de imprensa, comentou o caso com exclusividade e elogiou a “saída criativa e carinhosa” do aluno carioca. Confira a declaração de Mauricio na íntegra:

“O menino Cleidison tem razão a partir de sua visão do mundo e do meio.

Por que os personagens das historinhas que ele lê não têm a mesma cor de sua pele?
E corajosamente ele os traz mais para perto de si e dos seus colegas afrodescendentes simplesmente usando lápis de cor.

Saída criativa e carinhosa.
Ele não excluiu os personagens. Ele os trouxe para seu meio.

Sou um dos poucos cartunistas que criou personagens de cor desde o inicio de minha carreira. O Jeremias, que inclusive faz parte de nosso atual show ‘Mônica Mundi’, junto com Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, foi criado nos anos 60. No show ele mostra as raízes africanas que compõem nossa nação. Depois vieram protagonistas como Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Assim como temos a Samira (árabe), Hiro e Neuzinha (japoneses) e tantos outros dos quase 400 que criei nesse universo.

Impossível contar histórias brasileiras sem essa mistura linda de cores e valores.

(Pra mim não há raça branca, negra, amarela… Pra mim existe a raça humana)”.

O Cleidison vai se sentir realizado com essa novidade do cartunista Mauricio de Sousa.

Facebook: https://www.facebook.com/turmadamonica/
Website: http://turmadamonica.uol.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/user/turmadamonicaTV

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)