17.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  8:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão, EUA e Filipinas realizam primeira cúpula trilateral

Líderes discutem segurança marítima e estratégia para o Indo-Pacífico

Washington D.C., Estados Unidos, 11 de abril de 2024 (Agência Kyodo) – O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio se juntou ao presidente dos EUA, Joe Biden, e ao presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr, para sua primeira cúpula trilateral na quinta-feira. Biden deu as boas-vindas a seus contrapartes na Casa Branca e disse que quer levar sua estratégia para o Indo-Pacífico a “novos patamares”.

Eles abordaram temas que vão desde segurança energética a projetos de infraestrutura e segurança marítima.

Parceria para o Indo-Pacífico
“Quando estamos unidos, podemos forjar um futuro melhor para todos”, afirmou Biden. Kishida disse: “Japão, EUA e Filipinas são nações marítimas conectadas pelo Oceano Pacífico e são parceiros naturais”. Marcos declarou: “Enfrentar os complexos desafios de nosso tempo requer esforços concertados de todos, dedicação a um propósito comum e compromisso inabalável com a ordem internacional baseada em regras”.

Pressão Chinesa no Mar da China Meridional
Os líderes concordam que as Filipinas estão “sob pressão” em sua zona econômica exclusiva pelas “táticas agressivas” da China, segundo eles. Pessoal dos EUA, Japão, Filipinas e Austrália realizou um exercício conjunto esta semana no Mar da China Meridional e planejam repetir nos próximos meses.

Os líderes também concordaram que tripulações das guardas costeiras japonesa e filipina “treinarão” e “sincronizarão” seu trabalho com seus pares americanos em um navio dos EUA.

“Nova Era de Parceria”
O presidente Biden disse que os compromissos dos EUA com Japão e Filipinas são “inabaláveis”. Ele acrescentou que eles estão iniciando uma “nova era de parceria”.

A cúpula inédita representa um esforço conjunto para reforçar os laços de segurança no Indo-Pacífico, em meio a crescentes tensões com a China na região disputada do Mar da China Meridional.