13.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  6:26
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blinken pede a nações amigas do Irã que diminuam tensões no Oriente Médio

Secretário de Estado dos EUA discute possível retaliação iraniana contra Israel.

Washington D.C., Estados Unidos, 12 de abril de 2024 (Agência Associated Press) – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está pedindo a nações que têm relações amigáveis com o Irã que digam a Teerã para não escalar ainda mais as tensões no Oriente Médio.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, disse a jornalistas na quinta-feira que Blinken teve conversas telefônicas com seus contrapartes na China, Turquia e Arábia Saudita.

Preocupação com Retaliação Iraniana
Miller afirmou que eles discutiram a preocupação com uma possível retaliação iraniana contra Israel após um ataque aéreo à embaixada do Irã na Síria.

Ele disse que Blinken tem enfatizado que uma maior escalada deste conflito não prejudica apenas Israel, Irã e os países da região, mas todas as nações do mundo.Apelo para Usar

Influência sobre Teerã
Blinken disse a eles que é de seu interesse usar seu relacionamento com o Irã para enviar uma mensagem de que Teerã não deve escalar os conflitos.

O secretário de Estado busca mobilizar aliados e parceiros influentes do Irã para exercer pressão sobre o regime iraniano, a fim de evitar uma escalada perigosa de violência no volátil cenário do Oriente Médio.

As conversas de Blinken ocorrem em meio a temores de que o Irã possa retaliar contra Israel após o ataque aéreo que matou militares iranianos em Damasco no início deste mês, aumentando os riscos de um conflito em larga escala.