15 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/14  6:14
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

França se junta a exercícios militares Filipinas-EUA no Mar do Sul da China

Participação francesa nos exercícios anuais reflete aumento das tensões entre Filipinas e China sobre reivindicações no mar disputado.

Manila, Filipinas – 27 de abril de 2024 – Pela primeira vez, a França está participando dos exercícios militares anuais entre Filipinas e Estados Unidos no Mar do Sul da China. Essa participação ocorre em meio a tensões crescentes entre as Filipinas e a China sobre reivindicações em águas disputadas.

Manila tem buscado fortalecer laços de segurança com os Estados Unidos e seus parceiros. A França, que possui territórios no Pacífico Sul, está esperando fortalecer as relações com as Filipinas para conter a crescente influência da China na região.

Mais de 16.000 tropas estão participando dos exercícios conjuntos Balikatan, que começaram esta semana e irão até 10 de maio.

Oficiais navais filipinos afirmaram que embarcações dos três países iniciaram exercícios na Zona Econômica Exclusiva de Manila na quinta-feira. Essa área se sobrepõe a áreas no Mar do Sul da China que Pequim reivindica.

Essa é a primeira vez que os exercícios Balikatan incluem tais exercícios fora das águas territoriais das Filipinas.

Pequim já tem demonstrado poderio dentro dessas áreas contestadas. Suas embarcações bloquearam navios de abastecimento filipinos e dispararam canhões d’água contra eles.

No início deste mês, as Filipinas conduziram um exercício marítimo separado com os Estados Unidos, Japão e Austrália, também com o objetivo de conter a China.