24 C
Kóka
sexta-feira, 2024/06/21  5:12
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nacionalista irlandesa nomeada ministro da Irlanda do Norte pela primeira vez

Um governo de compartilhamento de poder retornou à Irlanda do Norte após dois anos de hiato, com um nacionalista irlandês nomeado como primeiro ministro pela primeira vez.

Irlanda do Norte, Reino Unido – 5 de Fevereiro de 2024 – Um governo de compartilhamento de poder retornou à Irlanda do Norte após um hiato de dois anos, com uma nacionalista irlandesa nomeada como ministra pela primeira vez.

Na Irlanda do Norte, confrontos violentos entre residentes católicos em busca de separação do Reino Unido e protestantes opondo-se ao movimento continuaram por mais de 30 anos. Após um acordo de paz em 1998, partidos políticos representando ambos os lados têm, em grande parte, administrado conjuntamente o governo descentralizado.

O Partido Democrático Unionista pró-britânico, ou Democratic Unionist Party – DUP, saiu há cerca de dois anos devido a preocupações com os arranjos comerciais pós-Brexit. O DUP concordou em retornar ao compartilhamento de poder após a aprovação de nova legislação sob o Primeiro Ministro Britânico Rishi Sunak.

A Vice-Presidente do partido nacionalista irlandês Sinn Fein, Michelle O’Neill, foi nomeada ministra no sábado (3).

O’Neill disse: “De onde quer que venhamos, quaisquer que sejam nossas aspirações, podemos e devemos construir nosso futuro juntos”.

O Sinn Fein é o antigo braço político do Exército Republicano Irlandês, ou Irish Republican Army – IRA, que conduziu uma luta armada na Irlanda do Norte.

O partido mantém a política de abster-se de participar do parlamento britânico em Westminster, já que ocupar assentos no parlamento exige jurar lealdade ao rei.