18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-ministro Kishida segue para os EUA para cúpula com Biden e Yoon

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, partiu para os Estados Unidos para uma cúpula trilateral com os líderes dos EUA e da Coreia do Sul.

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, partiu para os Estados Unidos para uma cúpula trilateral com os líderes dos EUA e da Coreia do Sul.

Kishida deixou o Aeroporto Haneda, em Tóquio, em um avião do governo na quinta-feira (17).

Kishida manterá conversações nesta sexta-feira (18) com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, no retiro presidencial de Camp David, próximo a Washington.

Kishida disse aos repórteres antes de sua partida que é muito importante que os principais líderes dos três países se reúnam, já que o ambiente de segurança em torno do Japão está se tornando cada vez mais grave.

Ele disse que as conversações serão uma oportunidade histórica para fortalecer a cooperação estratégica entre os três países com base em suas relações bilaterais, que estão mais fortes do que nunca.

Sobre os sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte, Kishida disse que essa é uma questão humanitária com uma limitação de tempo. Ele disse que pretende se esforçar ao máximo para trazer todos os sequestrados de volta ao Japão o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que obtém maior compreensão e cooperação dos EUA e da Coreia do Sul.

Kishida também está programado para manter conversações separadas com os presidentes dos EUA e da Coreia do Sul. Ele acrescentou que está ansioso para falar francamente com Biden e Yoon.

A reunião de Camp David será a primeira cúpula trilateral que não será realizada à margem de uma conferência internacional.

Espera-se que os três líderes reafirmem sua posição comum de enfatizar a importância do estado de direito e não permitir tentativas de mudar unilateralmente o status quo pela força, já que a Rússia continua sua invasão na Ucrânia.

Eles também planejam discutir e fortalecer a cooperação de segurança na região do Indo-Pacífico, tendo em mente as ações da Coreia do Norte e da China. A cooperação exigiria exercícios conjuntos das forças dos três países e a ativação de um mecanismo de compartilhamento de dados em tempo real para lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte.

Os três líderes também devem chegar a um acordo sobre o reforço das cadeias de suprimentos, incluindo as de semicondutores, e a cooperação nos campos de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e segurança cibernética.

Espera-se que os líderes concordem em realizar cúpulas tripartites regulares, bem como conversas entre seus ministros das Relações Exteriores e da Defesa para elevar o nível do relacionamento trilateral.

As autoridades estão trabalhando para emitir uma declaração conjunta sobre as realizações da cúpula após a reunião.

Em suas reuniões bilaterais com os líderes dos EUA e da Coreia do Sul, Kishida deverá explicar e buscar compreensão para o plano do Japão de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)