13.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  6:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Residentes de cidade no oeste do Japão solicitam aplicação para estudo de local de armazenamento de resíduos nucleares

Grupos da indústria local de Genkai Town, na Província de Saga, pedem à assembleia da cidade para dar os primeiros passos na aceitação de um estudo preparatório para um local de descarte de resíduos radioativos de alto nível.

Genkai Town, Saga, Japão, 15 de abril de 2024 – Grupos da indústria local de uma cidade no oeste do Japão fizeram um pedido à assembleia da cidade para dar os primeiros passos na aceitação de um estudo preparatório para um local de descarte de resíduos radioativos de alto nível.

Três grupos da indústria de Genkai Town, na Província de Saga, apresentaram na segunda-feira uma petição à assembleia da cidade instando a cidade a tomar medidas para que ela pudesse solicitar uma pesquisa de primeira fase pelo governo para selecionar um local final de descarte de resíduos radioativos de alto nível.

Os três grupos consistem na associação de operadores de acomodação local, na associação comercial de restaurantes e no conselho de gestão de desastres.

Uma lei japonesa exige que o descarte final de resíduos radioativos de alto nível de usinas nucleares seja enterrado em um local a mais de 300 metros abaixo do solo, já que continua a emitir radiação intensa por um tempo muito longo.

A lei também exige que pesquisas sejam realizadas em três estágios para selecionar possíveis locais finais de descarte.

A petição apresentada pelos três grupos da indústria insta a assembleia da cidade a convencer a cidade a solicitar uma pesquisa de primeira fase.

A assembleia deve convocar uma reunião de comitê ad hoc antes do final do mês para discutir sua resposta.

A cidade abriga a usina nuclear de Genkai, com quatro reatores operados pela Kyushu Electric Power Company. Os reatores nº 1 e nº 2 foram suspensos para descomissionamento.

Os reatores nº 3 e nº 4 reiniciaram as operações após cumprir os requisitos governamentais adotados após o acidente nuclear de Fukushima em 2011.

O prefeito de Genkai Town, Wakiyama Shintaro, emitiu um comentário dizendo que leva a petição a sério. Ele observou que irá confirmar o conteúdo da petição enquanto observa as discussões que serão feitas na assembleia.

Em fevereiro, duas municipalidades em Hokkaido, no norte do Japão, que solicitaram a pesquisa de primeira fase para selecionar o local final de descarte, foram consideradas adequadas para avançar para a segunda fase após a realização da pesquisa.

Alguns moradores locais das duas municipalidades estão pedindo que mais pesquisas semelhantes sejam realizadas fora de Hokkaido.

Nesse contexto, a Assembleia da Cidade de Tsushima, na Província de Nagasaki, no oeste do Japão, aprovou no ano passado uma petição para solicitar à cidade a realização da pesquisa de primeira fase, mas o prefeito a recusou.

O governo japonês fornece subsídios de até 2 bilhões de ienes, ou quase 13 milhões de dólares, para a pesquisa de primeira fase, e até 7 bilhões de ienes, ou mais de 45 milhões de dólares, para municípios que solicitaram a pesquisa de segunda fase.