20 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  6:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-ministro Kishida partirá nesta segunda-feira (8) para visita oficial aos EUA

Líder japonês busca reforçar cooperação em diversos setores com o presidente Biden durante o encontro.

Tóquio, Japão – 8 de abril de 2024 (NHK) – O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, partirá para uma visita oficial aos Estados Unidos na segunda-feira. Kishida e o presidente dos EUA, Joe Biden, realizarão uma cúpula onde são esperados para confirmar planos de reforçar a cooperação em defesa, segurança econômica e espaço sideral.

Kishida se encontrará com Biden em meio a uma situação internacional cada vez mais severa. O primeiro-ministro espera buscar laços de defesa mais estreitos por meio de esforços como o aprimoramento da cooperação entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças americanas no Japão.

Os dois líderes devem concordar em fortalecer as relações em uma ampla gama de outras esferas.

Acredita-se que as áreas vão desde o desenvolvimento de inteligência artificial e outras tecnologias de ponta até o estabelecimento de cadeias de suprimentos de chips e outras, até projetos espaciais, incluindo o programa de exploração lunar Artemis liderado pelos EUA.

Kishida também fará um discurso em sessão conjunta do Congresso dos EUA durante sua visita de sete dias. Ele planeja enfatizar que o Japão está pronto para compartilhar com os EUA a responsabilidade de proteger a ordem global baseada na liberdade e na democracia.

A agenda de Kishida também inclui participação em uma cúpula trilateral com Biden e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., e uma viagem ao estado da Carolina do Norte.