18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:31
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Kishida: Japão assumirá maior responsabilidade na manutenção da Ordem Global

Primeiro-ministro fez discurso histórico ao Congresso dos EUA.

Washington D.C., Estados Unidos, 19 de abril de 2024 (Agência Kyodo) – O Primeiro-Ministro Kishida Fumio prometeu que o Japão assumirá maior responsabilidade na manutenção da ordem global durante seu discurso ao Congresso dos EUA nesta quinta-feira. Kishida se dirigiu a uma sessão conjunta do Legislativo em inglês.

Foi o primeiro discurso de um primeiro-ministro japonês ao Congresso em nove anos.

Compromisso com Ordem Internacional
Em suas palavras ao Congresso, Kishida enfatizou o compromisso do Japão em desempenhar um papel mais ativo na preservação da ordem internacional baseada em regras. “O Japão está determinado a assumir uma responsabilidade ainda maior na manutenção e proteção da ordem internacional livre e aberta”, declarou o líder japonês.

Aliança EUA-Japão em Destaque
Kishida também ressaltou a importância da aliança entre o Japão e os Estados Unidos, descrevendo-a como a “pedra angular” da política externa e de segurança de Tóquio. Ele expressou gratidão pelo apoio americano ao reforço das capacidades de defesa do Japão e reiterou o objetivo de elevar ainda mais a cooperação bilateral em áreas como segurança econômica e tecnologias emergentes.

Discurso Histórico
O discurso de Kishida ao Congresso marcou um momento significativo nas relações entre os dois países aliados, ocorrendo em um contexto de crescentes tensões geopolíticas na região do Indo-Pacífico. Sua mensagem enfatizou o compromisso renovado do Japão em assumir um papel de liderança mais proeminente nos esforços para manter a estabilidade e a ordem global, ao lado de seu parceiro estratégico, os Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)