15 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  6:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Israel retira tropas de Khan Younis, no sul de Gaza

Retirada visa preparação para futuras missões, enquanto negociações de cessar-fogo se intensificam.

Khan Younis, Faixa de Gaza – 08 de abril de 2024 (Times of Israel) – Israel anunciou neste domingo a retirada de suas tropas da cidade de Khan Younis, localizada no sul da Faixa de Gaza.

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que a medida foi tomada visando preparar-se para futuras missões, incluindo operações em Rafah.

A retirada ocorre após quatro meses de presença militar na região, durante os quais muitas pessoas deslocadas buscaram abrigo no distrito mais ao sul do enclave.

Em entrevista à ABC News, o Assessor de Comunicações de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que, segundo sua compreensão do anúncio israelense, a retirada tem como objetivo permitir que as tropas descansem e se reabilitem após o período no sul de Gaza.

Kirby também disse à CBS News que, embora não possa falar sobre os próximos passos de Israel após o período de descanso e reabilitação, o governo dos Estados Unidos não apoia uma grande operação terrestre em Rafah.

Segundo relatos da mídia israelense, negociações devem ocorrer na capital egípcia, Cairo, sobre um possível cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns, já a partir deste domingo à noite.

O grupo islâmico Hamas afirmou que enviará uma delegação ao Egito neste domingo para negociar um cessar-fogo, porém, ainda não está claro se os negociadores serão capazes de superar as profundas divisões entre as duas partes. Enquanto o Hamas exige um cessar-fogo permanente, Israel busca eliminar o grupo palestino.

As autoridades de saúde em Gaza relatam que, até domingo, o número de mortos no enclave havia chegado a 33.175 desde o início da ofensiva militar de Israel em outubro passado.

O domingo marcou seis meses desde que o Hamas lançou seu ataque contra Israel, intensificando ainda mais as tensões na região.