8.2 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  2:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Imperador e Imperatriz do Japão visitam áreas atingidas por terremoto na Península de Noto

Imperador Naruhito e Imperatriz Masako visitam áreas afetadas pelo terremoto de Ano Novo na Península de Noto, prestando solidariedade às vítimas e reconhecendo esforços de socorro.

Cidade de Noto, Japão, 13 de abril de 2024 – O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako do Japão visitaram áreas na Península de Noto, na Prefeitura de Ishikawa, duramente atingidas pelo terremoto de Ano Novo.

O casal imperial visitou as cidades de Anamizu e Noto na sexta-feira (12). Esta foi a segunda visita do casal a áreas impactadas pelo terremoto desde 22 de março, quando estiveram nas cidades de Wajima e Suzu na prefeitura.

A tragédia causou 20 mortes e danificou mais de 6.000 edifícios em Anamizu. O casal imperial recebeu um briefing do prefeito Yoshimura Koki em um distrito comercial onde a maioria das lojas está fechada.

Em seguida, o casal visitou uma instalação pública próxima, onde 46 pessoas estão abrigadas, e conversaram com os evacuados.

Em uma praça portuária, o casal se curvou profundamente em direção ao distrito de Yuigaoka na margem oposta, onde um deslizamento de terra causado pelo terremoto matou 16 pessoas.

O casal imperial voou depois para a cidade de Noto e visitou uma escola secundária onde 43 pessoas estão abrigadas, e conversaram com os evacuados. Na cidade, oito pessoas morreram devido ao terremoto ou de causas relacionadas ao desastre. Cerca de 9.000 edifícios foram danificados.

Eles também visitaram o distrito de Shiromaru da cidade, onde o tsunami inundou vastas áreas e destruiu casas.

Após receber um briefing do prefeito Omori Kazuyo, o casal imperial fez reverências profundas na direção de um local onde uma casa desabou e uma pessoa morreu.

Nos centros de evacuação de ambas as cidades, o Imperador e a Imperatriz expressaram sua gratidão aos bombeiros e profissionais médicos pelos esforços de resposta ao desastre.