17.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  7:52
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Forças Étnicas de Mianmar Relatam Captura de Base Militar Próxima à Fronteira com Tailândia

Grupo armado Karen anuncia ocupação de instalação militar em meio a confrontos com junta.

Myawaddy, Mianmar, 12 de abril de 2024 (Agência Myanmar News) – Forças armadas étnicas em Mianmar afirmam ter ocupado uma base militar próxima à fronteira com a Tailândia.

A União Nacional Karen fez o anúncio nesta quinta-feira, dizendo que a instalação fica próxima à cidade de Myawaddy. O grupo também divulgou fotos de rifles e munições encontrados no local.

Tropas da Junta Recuam
A KNU afirma que as tropas da junta estacionadas na base recuaram para uma ponte que conecta Mianmar à Tailândia. Forças étnicas armadas e combatentes pró-democracia em Mianmar mantêm uma intensa ofensiva contra o militar desde outubro.

Confrontos Próximos à Fronteira
Os confrontos se aproximaram da fronteira tailandesa no início deste mês. O militar respondeu ao ataque da KNU com ataques aéreos.

A mídia local diz que a junta teria enviado um comboio de tropas para a região, aumentando os temores de mais derramamento de sangue.

Escalada de Violência
A captura da base militar pela KNU representa uma escalada significativa da violência perto da fronteira com a Tailândia, onde milhares de civis miamares buscaram refúgio desde o golpe militar de 2021.

Os confrontos entre as forças étnicas e a junta militar de Mianmar têm se intensificado, com ambos os lados buscando ganhos territoriais e enfraquecendo o controle do outro sobre áreas estratégicas. A situação volátil na região fronteiriça aumenta os temores de um transbordamento do conflito e um agravamento da crise humanitária em Mianmar.