17.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  6:24
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coréia do Norte classifica eleição americana de “batalha feroz”

Artigo destaca intensidade do embate entre Democratas e Republicanos, marcando posição oficial sobre o pleito nos EUA.

Pyongyang, Coreia do Norte – 23 de janeiro de 2024 – O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, Rodong Sinmun, classificou a próxima eleição presidencial nos Estados Unidos como uma “batalha feroz”, em um artigo intitulado “Quem é o verdadeiro presidente dos EUA?”, publicado nesta segunda-feira (22).

O texto destaca o acirramento da disputa entre Democratas e Republicanos à medida que o dia da eleição se aproxima. É notável que essa seja a primeira vez que a Coreia do Norte aborda oficialmente a eleição presidencial dos EUA, marcada para novembro.

O artigo menciona a administração do Presidente Joe Biden, mas não faz comentários sobre o ex-Presidente Donald Trump ou outros candidatos concorrendo à presidência. Vale ressaltar que Trump foi o primeiro presidente dos EUA a realizar cúpulas com o líder norte-coreano.

A agência de notícias baseada em Tóquio, Radiopress, que analisa a cobertura da mídia norte-coreana, destaca a singularidade dessa declaração oficial. O silêncio em relação a Trump, conhecido por sua abordagem diplomática inovadora com a Coreia do Norte, contrasta com o período em que ambos os líderes se encontraram.

No mês passado, a agência de inteligência sul-coreana alertou para a alta probabilidade de a Coreia do Norte se envolver em provocações militares antes da eleição presidencial nos EUA. Esse posicionamento do Rodong Sinmun adiciona uma nova camada às complexas relações geopolíticas, deixando analistas atentos às possíveis implicações dessa inédita declaração da Coreia do Norte sobre a política externa dos EUA. –