Os principais especialistas em inteligência artificial assinaram uma declaração alertando que a tecnologia pode representar um risco de extinção semelhante ao de pandemias e guerras nucleares.
A declaração, emitida pelo Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA, afirma que os esforços para diminuir o risco da IA devem ser uma prioridade global.
A declaração foi assinada por mais de 350 pessoas, incluindo cientistas e líderes empresariais que contribuíram para o desenvolvimento da IA.
Entre elas está Sam Altman, CEO da empresa de inteligência artificial OpenAI, que desenvolveu a ferramenta de diálogo ChatGPT. Geoffrey Hinton, um cientista de aprendizagem profunda que deixou o Google para conscientizar mais abertamente sobre os riscos da IA, também assinou a declaração.
Dan Hendrycks, do Center for AI Safety, disse ao New York Times que, mesmo no setor, o perigo da IA é mal interpretado como sendo apenas uma preocupação para um pequeno número de pessoas. Ele sugeriu que muitos na comunidade de IA compartilham em particular preocupações sobre os possíveis perigos da tecnologia de ponta.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















