Prelúdio 21 dedica seu primeiro concerto de 2019 ao piano solo, no Centro Cultural Justiça Federal

Para o primeiro concerto do ano de 2019, o grupo carioca de compositores contemporâneos “Prelúdio 21” irá apresentar peças escritas para o instrumento, convidando Pablo Panaro, Thalyson Rodrigues, José Wellington, Raquel Paixão e Marina Spoladore.

Dedicado exclusivamente ao piano solo, o programa vai apresentar peças  “Massas” (Neder Nassaro), “Encontro/Vamos dizer adeus” (Caio Senna), “Três Bagatelas” (Marcos Lucas), “Variações sobre o grupo 4-16” (José Orlando Alves) e “Dual”, de Alexandre Schubert. Os concertos da série “Prelúdio 21 – Música do Presente” acontecem sempre no último sábado de cada mês.

Alexandre Schubert

Abrindo sua temporada de concertos gratuitos no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia – 21ª de sua carreira – o grupo carioca de compositores Prelúdio 21 realiza no dia 27 de abril, sábado, às 15h, um concerto inteiramente dedicado ao piano solo. No programa, as peças “Massas” (Neder Nassaro), “Encontro/Vamos dizer adeus” (Caio Senna), “Três Bagatelas” (Marcos Lucas), “Variações sobre o grupo 4-16” (José Orlando Alves) e “Dual”, de Alexandre Schubert. Os concertos da série “Prelúdio 21 – Música do Presente” acontecem sempre no último sábado de cada mês.

Prelúdio 21: seis compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências.

O compositor e produtor carioca Sergio Roberto de Oliveira (de óculos escuros na foto ao lado), um dos integrantes do grupo, faleceu em julho de 2017 de câncer no pâncreas.  Sergio Roberto tinha 46 anos.

De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional.

Caio Senna

Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada.

J. Orlando Alves

A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.

Marcos Lucas

A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do rio de janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal.

Neder Nassaro

Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

Serviço: 27 de abril, sábado  – Prelúdio 2 abre sua temporada 2019 – Horário: 15h – Centro Cultural Justiça Federal – Teatro Av. Rio Branco, 241 – Centro – Tel. (21) 3261-2550
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes
Classificação Livre

PROGRAMA:
Marcos Lucas – “Três Bagatelas”
piano: Pablo Panaro
Caio Senna – “Encontro/Vamos dizer adeus” piano: Caio Senna

Alexandre Schubert – “Dual” piano: Thalyson Rodrigues

J. Orlando Alves – “Variações sobre o grupo 4-16”
piano: José Wellington

Neder Nassaro – “Massas”
piano: Raquel Paixão

Pauxy Gentil-Nunes – “Liberjongo 2”
piano: Marina Spoladore


Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
21-99197-7465 / 21-3439-0145

Da Redação by Cleo Oshiro
Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)