8.2 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  1:05
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sequestro do Egyptair: homem se rende no aeroporto de Larnaca

Sequestro do Egyptair: homem se rende no aeroporto de Larnaca. O sequestro de um voo doméstico da Egyptair que foi desviado para Chipre terminou com todos os reféns libertados e a rendição do sequestrador.

O voo MS181 da Egyptair foi tomado por um passageiro que afirmava estar usando um cinto de explosivos suicida.

Autoridades da companhia aérea disseram, mais tarde, que autoridades cipriotas relataram que o cinto era falso.

Os motivos do sequestrador permanecem obscuros, mas o presidente cipriota disse que o incidente não estava relacionado com o terrorismo.

Ninguém ficou ferido no sequestro, disse o porta-voz do Governo cipriota, Nicos Christodoulides, no Twitter.

Depois de uma manhã de tensão, o sequestrador foi visto saindo do avião no aeroporto de Larnaca, com as mãos levantadas.

Alguns relatórios disseram que o homem, um egípcio – identificado por funcionários cipriotas como Seif Eldin Mustafa – queria falar com sua esposa cipriota que vive na ilha mediterrânea, enquanto outros disseram que ele estava buscando a libertação de prisioneiras do sexo feminino no Egito.

A man believed to be the hijacker of the EgyptAir Airbus A-32

Man thought to be hijacker leaves plane

A man (R) believed to be the hijacker of the EgyptAir Airbus A-320

A rendição do sequestrador aconteceu logo depois que várias pessoas foram vistas fugindo da aeronave. Um deles – aparentemente um membro da tripulação – escapou saltando da janela do cockpit da aeronave.

Em um tweet, o Ministério do Exterior cipriota confirmou o fim da crise: “Acabou, o sequestrador está preso.”.

Durante toda a manhã, as pessoas tinham sido vistos deixando o avião depois de terem sido liberadas.

Man climbs from aircraft cockpit

A imprensa local disse que o sequestrador tinha entregue uma carta de quatro páginas em árabe depois que o avião aterrissou em Larnaca, na terça-feira de manhã, e que mais tarde uma mulher, que acreditava-se ser sua esposa, tinha chegado no aeroporto.

Mais cedo, o presidente cipriota, Nicos Anastasiades, tinha respondido a pergunta de um repórter sobre se o sequestrador foi motivado pelo romance, rindo, respondeu que: “Sempre há uma mulher envolvida”.

A EgyptAir disse que o Airbus A320 transportava 56 passageiros de Alexandria para o Cairo, juntamente com seis tripulantes e um oficial de segurança. A empresa havia dito inicialmente que 81 passageiros estavam a bordo.

Um comunicado do ministério da aviação civil do Egito disse que 26 passageiros estrangeiros estavam a bordo, incluindo oito americanos, quatro britânicos, quatro cidadãos holandeses, dois belgas, dois gregos, um de nacionalidade francesa, um italiano e um sírio.

O aeroporto de Larnaca, na costa sul de Chipre, foi fechado e voos regulares desviado para outros lugares.

fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-middle-east-35915139