4.4 C
Kóka
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026 7:27: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tribunal de Hong Kong julga roubo de 51 milhões de ienes

Três japoneses e um chinês indiciados por assalto a empresário; vítima já havia sido alvo de roubos no Japão

spot_img

Hong Kong, China – 02 de fevereiro de 2026 – Kyodo News – O Tribunal de Hong Kong realizou sua primeira sessão sobre o roubo de cerca de 51 milhões de ienes (aproximadamente 330 mil dólares) ocorrido na sexta-feira passada (30 de janeiro) em um distrito de entretenimento da cidade. Três japoneses e um chinês foram indiciados por supostamente conspirarem para assaltar um homem japonês de 51 anos.

Os quatro réus compareceram à audiência na segunda-feira (2) e ouviram a leitura da acusação. Questionados pelo juiz se compreendiam os motivos da indiciação, os três japoneses responderam afirmativamente.

De acordo com a polícia de Hong Kong, um dos acusados, Suzuki Yusuke, de 27 anos, transportou cerca de 190 milhões de ienes (mais de 1,2 milhão de dólares) em dinheiro junto com a vítima até Hong Kong. Suzuki teria repassado o cronograma do transporte e outras informações a Shimomura Keigo, de 23 anos, e outros membros do suposto grupo criminoso.

“Imagens de câmeras de segurança de táxi mostram a vítima resistindo aos assaltantes, enquanto Suzuki não fez nenhum esforço para proteger o dinheiro.”

Os promotores apresentaram durante a sessão imagens de câmeras de táxi que registraram a resistência da vítima e a aparente inação de Suzuki em relação ao dinheiro. Um julgamento completo está previsto para abril.

A vítima já havia sido alvo de uma tentativa de roubo no estacionamento do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, antes de viajar para Hong Kong. Nesse episódio, quatro pessoas foram atacadas perto do veículo, mas os cerca de 190 milhões de ienes que estavam no carro não foram levados.

A polícia metropolitana de Tóquio investiga possíveis conexões entre os casos. Investigações revelaram que o presidente de uma empresa na faixa dos 30 anos — que coordenava o transporte do dinheiro e estava entre os atacados em Haneda — foi roubado em novembro do ano passado. Na ocasião, criminosos arrombaram um carro estacionado no bairro de Chuo, em Tóquio, e levaram moeda estrangeira equivalente a cerca de 95 milhões de ienes (610 mil dólares), incluindo dólares e euros.

Por volta da mesma época, o empresário sofreu outra invasão veicular em Haneda, mas nada foi levado. Ele informou aos investigadores que comprava ouro de revendedores e o vendia por dinheiro em espécie, transportando grandes quantias quase diariamente para Hong Kong com o objetivo de trocar a moeda localmente, como parte de suas atividades comerciais.

A sequência de roubos recentes levou as autoridades japonesas a suspeitarem de vazamento de informações sobre o transporte de grandes valores em dinheiro, o que pode ter facilitado os ataques tanto em Tóquio quanto em Hong Kong.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img