Tóquio, Japão – 02 de fevereiro de 2026 – Kyodo News – As condições rigorosas de inverno e os acidentes relacionados à neve deixaram 27 pessoas mortas no Japão nos últimos 14 dias, segundo dados da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do país.
Até segunda-feira (2), Niigata, na costa do Mar do Japão, registrou o maior número de vítimas, com 12 mortes. Akita, no norte, teve seis óbitos, enquanto Hokkaido, a província mais ao norte, contabilizou três. Aomori reportou duas mortes, e Iwate, Yamagata, Nagano e Shimane registraram uma fatalidade cada.
Autoridades de Niigata informaram que dois homens foram arrastados por uma vala de escoamento de neve enquanto removiam acúmulos no domingo (1º). Outras vítimas caíram de telhados durante a limpeza ou sofreram mal súbito enquanto trabalhavam ou descansavam.
No total, 290 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, por incidentes ligados à neve, como quedas, soterramentos parciais ou problemas de saúde agravados pelo esforço físico no frio intenso.
As províncias mais afetadas concentram-se no lado do Mar do Japão, onde as nevascas persistentes acumularam volumes excepcionais, sobrecarregando residências, estradas e infraestruturas. As autoridades reforçam alertas para que a população evite atividades arriscadas e busque ajuda profissional na remoção de neve pesada.
O inverno rigoroso de 2026 já se destaca como um dos mais letais em anos recentes, destacando a vulnerabilidade de regiões rurais e semiurbanas às condições climáticas extremas no arquipélago japonês.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















