4.4 C
Kóka
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026 7:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão avança em teste de mineração profunda de terras raras

Navio Chikyu confirma operação bem-sucedida a 5.700 metros e abre caminho para futura produção em larga escala

spot_img

Shizuoka, Província de Shizuoka, Japão, 2 de fevereiro de 2026, Kyodo News – Pesquisadores japoneses anunciaram ter concluído com sucesso um teste de mineração de lama rica em elementos de terras raras a cerca de 5.700 metros de profundidade no Oceano Pacífico. A operação foi conduzida pelo navio de exploração Chikyu, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e Terrestre (Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology – JAMSTEC), como parte de um projeto liderado pelo Gabinete do Japão.

A área explorada está localizada dentro da Zona Econômica Exclusiva japonesa, aproximadamente 150 quilômetros a sudeste da ilha de Minamitorishima. A coleta da lama começou na sexta-feira (30), e o material foi içado ao navio pela primeira vez no início do domingo (1), utilizando um tubo equipado com um dispositivo de mineração.

Segundo os pesquisadores, o teste demonstra que o sistema é capaz de operar sob pressão extrema e em profundidade mais que dobrada em relação ao experimento realizado quatro anos atrás, quando a extração ocorreu a 2.470 metros ao largo de Ibaraki.

O navio Chikyu deve concluir sua missão nesta segunda-feira (2) e retornar ao Porto de Shimizu, em Shizuoka, no dia 15 de fevereiro. Em seguida, serão realizados testes para separar e refinar os metais presentes na lama coletada.

As autoridades japonesas também discutem a possibilidade de iniciar uma produção em larga escala de elementos de terras raras, considerados essenciais para tecnologias avançadas, como baterias, motores elétricos e equipamentos de comunicação.

O plano prevê testes, já em fevereiro do próximo ano, para extrair 350 toneladas de lama por dia no fundo do mar, que serão transportadas por barco até Minamitorishima para drenagem da água antes do envio ao continente.

O custo total das etapas de mineração, refino e transporte será calculado e apresentado em um relatório previsto para março de 2028. O avanço representa um passo estratégico para o Japão reduzir sua dependência externa na obtenção de minerais críticos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img