Pequim, China, 2 de fevereiro de 2026, Xinhua – A China iniciou o período de deslocamentos para o Ano Novo Lunar com expectativa de atingir um número recorde de viagens, embora o fluxo de turistas rumo ao Japão deva diminuir em comparação ao ano anterior. O feriado tradicional terá nove dias, a partir de 15 de fevereiro, e integra um ciclo de 40 dias de movimentação intensa em todo o país.
O governo chinês estima que serão realizados 9,5 bilhões de deslocamentos durante o período, impulsionados principalmente por viagens domésticas. Para atender à demanda, operadoras ferroviárias e rodoviárias ampliaram seus serviços já nesta segunda-feira (2). Em Guangzhou, no sul do país, estações ficaram lotadas, com trabalhadores migrantes carregando grandes sacolas de presentes para suas famílias.
Entretanto, as tensões diplomáticas entre China e Japão têm influenciado o turismo internacional. O Ministério das Relações Exteriores chinês voltou a pedir que cidadãos evitem viajar ao Japão, alegando preocupações com segurança. Como resultado, o número de visitantes chineses ao país deve cair em relação ao ano passado.
Empresas de turismo afirmam que, no ano anterior, o Japão foi o destino internacional mais procurado pelos chineses durante o feriado. Agora, porém, o país não aparece mais entre os dez destinos mais buscados, sendo ultrapassado por opções no Sudeste Asiático e pela Coreia do Sul.
Com a aproximação do Ano Novo Lunar, autoridades chinesas reforçam medidas para garantir segurança e fluidez no transporte, enquanto o setor turístico se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















