Tóquio, Japão, 11 de abril de 2025 (Japan Standard Time), NHK – O Ministério da Defesa do Japão divulgou um relatório sobre o aumento das interceptações de aeronaves estrangeiras que se aproximam do espaço aéreo japonês. No período fiscal de 2024, os caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão foram chamados para decolagens de resposta 704 vezes, o que representa um aumento de 35 interceptações em comparação ao ano anterior.
De acordo com o relatório, 99% dos casos envolvem aeronaves chinesas ou russas. No total, 464 das interceptações foram realizadas devido à presença de aeronaves que se acreditava serem chinesas, enquanto 237 envolveram aviões de origem russa.
Em agosto de 2024, o ministério confirmou a primeira intrusão de uma aeronave militar chinesa no espaço aéreo japonês. A aeronave de inteligência chinesa entrou no espaço aéreo japonês ao largo da costa da província de Nagasaki, na região oeste do Japão. Em setembro, foi confirmada a incursão de um avião patrulha russo, que entrou no espaço aéreo japonês próximo à Ilha Rebun, em Hokkaido, três vezes no mesmo dia.
O relatório também destaca o crescimento no número de decolagens de resposta a drones chineses próximos ao espaço aéreo japonês. Em 2024, foram registradas 23 interceptações, quase três vezes mais do que os 8 avistamentos registrados no ano fiscal de 2023.
Em junho do ano passado, um drone chinês de reconhecimento e ataque foi avistado pela primeira vez sobrevoando as águas próximas à ilha de Amami Oshima, no sudoeste do Japão. O ministério observa que os drones chineses estão expandindo cada vez mais suas zonas de voo, o que tem aumentado a preocupação com a segurança na região.
As autoridades japonesas afirmam que, tanto os aviões militares chineses quanto russos, continuam suas operações ativas nos céus ao redor do Japão. O Ministério da Defesa declarou que continuará seus esforços de monitoramento e reconhecimento para garantir a segurança nacional.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am