Hiroshima, Japão, 11 de abril de 2025 (Japan Standard Time), NHK – Fontes próximas ao evento revelaram que a cidade de Hiroshima planeja ampliar o alcance dos convites para a cerimônia deste ano, que marca os 80 anos desde o bombardeio atômico de 1945. A cidade pretende estender os convites a todos os países e regiões que mantêm canais diplomáticos com o Japão, incluindo nações como Rússia e Palestina, que haviam sido excluídas nos anos anteriores.
Até o ano passado, Hiroshima convidava os embaixadores de todos os países reconhecidos pelo Japão, além dos líderes das nações que não haviam assinado ou aderido ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares da ONU. No entanto, desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, a cidade optou por não convidar representantes da Rússia e de Belarus por três anos consecutivos. Além disso, a Palestina também foi excluída, uma vez que o Japão ainda não havia reconhecido o estado palestino.
Este ano, o evento assume um simbolismo ainda maior, celebrando o marco de 80 anos do lançamento da bomba atômica. As autoridades de Hiroshima expressaram o desejo de envolver um número significativo de delegados na cerimônia, reforçando a mensagem de que a luta pela paz e contra as armas nucleares é uma causa global.
Além de lembrar o trágico evento que afetou Hiroshima e o mundo, a cerimônia será uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a desumanidade das armas nucleares e destacar a importância de um mundo livre desse tipo de armamento. A cerimônia ocorrerá, como de costume, no dia 6 de agosto, data em que a bomba atômica foi lançada sobre a cidade, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
- Vestimenta Parangoromos faz sucesso no Pavilhão Brasil - 18 de abril de 2025 12:22 pm
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am